Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da sazonalidade e da plasticidade dos padrões diários de atividade em um roedor subterrâneo (Ctenomys aff. knighti) por meio de métodos não-invasivos de monitoramento endócrino

Processo: 17/22973-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Claudio Alvarenga de Oliveira
Beneficiário:Patricia Tachinardi Andrade Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glucocorticoides   Hormônios esteroides gonadais   Endocrinologia   Cronobiologia   Reprodução

Resumo

Os tuco-tucos (Ctenomys aff. knighti), são roedores subterrâneos solitários que ocorrem no semi-árido noroeste argentino. Apresentam padrão noturno no ritmo de atividade em laboratório, mas diurno em campo. Estudos investigando as discrepâncias entre atividade noturna e diurna indicam que, na natureza, o ritmo de atividade é plástico e influenciado por uma combinação de fatores bióticos e abióticos, cuja complexidade não é reproduzível, de forma prática, em laboratório, tornando estudos de campo essenciais na investigação desse tema. Dosagens hormonais não invasivas podem ser ótimos marcadores para determinados estados fisiológicos, como o energético e reprodutivo, bem como para suas respostas a situações estressantes. Dessa forma, este projeto tem como objetivo geral traçar perfis endócrinos a partir de técnicas não-invasivas concomitante com medidas do ritmo diário de atividade em tuco-tucos. Iremos explorar, em campo e em laboratório e ao longo de todo o ano, relações de padrões de atividade com o estado reprodutivo, estresse e estado energético por meio de medidas não-invasivas de metabólitos hormonais de esteroides sexuais, glicocorticoides e hormônios da tireoide. Uma vez que métodos não invasivos de dosagens hormonais nunca foram utilizados em C. aff. knighti, eles serão validados analítica- e fisiologicamente. Além disso, iremos validar o uso dos níveis fecais de hormônio da tiroide como um marcador de estado energético, por meio da comparação com meios tradicionais de medidas de taxa metabólica. O estabelecimento desses métodos irá permitir, ainda, estudos futuros e mais aprofundados acerca de aspectos ecofisiológicos relacionados ao padrão diário de atividade em tuco-tucos e abrir portas para esse tipo de investigação em outras espécies de roedores.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVERIO, JEFFERSON T.; TACHINARDI, PATRICIA. Chronobiology in the wild: toolkit to study daily rhythms in free-living animals. SLEEP SCIENCE, v. 13, n. 2, SI, p. 87-91, 2020. Citações Web of Science: 0.
YASSUMOTO, I, TAMIRIS; TACHINARDI, PATRICIA; ODA, GISELE A.; VALENTINUZZI, VERONICA S. Acute effects of light and darkness on the activity and temperature rhythms of a subterranean rodent, the Anillaco tuco-tuco. Physiology & Behavior, v. 210, OCT 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.