Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação de hidrogéis híbridos fotorreticuláveis de PAA/F127/PVA doadores de óxido nítrico para impressão 3D

Processo: 19/07325-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 08 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Marcelo Ganzarolli de Oliveira
Beneficiário:Mateus Peres Bomediano
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/02414-5 - Biomateriais absorvíveis e tópicos para a liberação localizada de óxido nítrico, AP.TEM
Assunto(s):Hidrogéis   Fotopolimerização   Óxido nítrico   Ácido poliacrílico   Biomateriais   Impressão tridimensional   Ensaios mecânicos   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Fotorreticulação | Hidrogéis | impressão 3D | Oxido Nitrico | Hidrogéis

Resumo

O óxido nítrico (NO) atua em diversos processos fisiológicos como a cicatrização e a vasodilatação o que tem estimulado o desenvolvimento de hidrogéis capazes de liberar NO localmente em aplicações biomédicas. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de hidrogéis híbridos doadores de NO fotoreticuláveis, para confecção de biomateriais por impressão 3D. Os hidrogéis serão sintetizados a partir da fotopolimerização do ácido acrílico na presença do copolímero em tribloco de poli (óxido de etileno)-poli(óxido de propileno)-poli(óxido de etileno) (PEO-PPO-PEO - F127) e do poli(álcool vinílico) (PVA). As características físico-químicas dos hidrogéis obtidos serão estudadas através de ensaios de intumescimento, ensaios mecânicos de tração, compressão e caracterização morfológica por microscopia eletrônica de varredura. Peças destes hidrogéis, projetadas para aplicações específicas, como a reposição de cartilagem serão confeccionadas por fotopolimerização em impressora 3D. Os materiais serão carregados com S-nitrosoglutationa (GSNO) como agente doador de NO e as cinéticas de liberação de NO em tempo real, em condições fisiológicas serão caracterizadas por quimiluminescência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MURILO I.; DA SILVA, LAURA C. E.; BOMEDIANO, MATEUS P.; CATORI, DANIELE M.; GONCALVES, MARIA C.; DE OLIVEIRA, MARCELO G.. 3D printed nitric oxide-releasing poly(acrylic acid)/F127/cellulose nanocrystal hydrogels. SOFT MATTER, v. 17, n. 26, p. 6352-6361, . (18/14142-5, 19/07325-9, 16/02414-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.