Busca avançada
Ano de início
Entree

Transparência ativa na gestão de recursos hídricos na macrometrópole paulista utilizando o método INTRAG

Processo: 18/23771-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Beatriz Milz
Instituição-sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03804-9 - Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Ciência ambiental   Governança ambiental   Indicadores   Gestão integrada de recursos hídricos   Manejo   Água   Metrópoles   São Paulo (SP)

Resumo

A Macrometrópole Paulista (MMP) é considerada a maior e mais importante aglomeração urbana do Brasil, e essa região apresenta crescentes riscos de enfrentamento de problemas de escassez de água. O Índice de transparência no manejo da água (INTRAG) é utilizado para avaliar o grau de transparência da gestão dos recursos hídricos, e utiliza as informações disponíveis eletronicamente nas páginas oficiais dos órgãos gestores. Este projeto tem como objetivo adaptar a metodologia INTRAG, de forma que o índice considere questões referentes a qualidade das informações disponibilizadas, e aplicar o índice no contexto da Macrometrópole Paulista considerando as diferentes Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) que a compõe. Desta forma, procura-se entender qual é a condição atual da transparência ativa na gestão dos recursos hídricos nas diferentes UGHRI que pertencem à MMP. Tem-se como hipótese que a transparênciaativa na gestão dos recursos hídricos atualmente se configura distintamente nas diferentes Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos que pertencem à MMP. Além disso, a adaptação do INTRAG será um avanço na utilização deste índice, possibilitando avaliar com maior precisão a transparência ativa na gestão dos recursos hídricos, e a aplicação do mesmo futuramente outras bacias hidrográficas. (AU)