Busca avançada
Ano de início
Entree

Para comer com os olhos: restaurantes paulistanos e a busca de prestígio na era das redes sociais

Processo: 18/24266-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Helena Oliva Augusto
Beneficiário:Camila Assunção Crumo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Meios de comunicação   Redes sociais

Resumo

Este projeto propõe investigar as tensões e confluências geradas na busca de prestígio por parte dos restaurantes paulistanos na era do compartilhamento de imagens pelas redes sociais. Tendo em vista o crescente do hábito de compartilhar fotos de refeições nas redes sociais, pretende-se examinar em que medida o incentivo ao uso (ou a negação) dessas ferramentas digitais serve como estratégia de distinção no circuito gastronômico. Para isso, pretende-se realizar pesquisas qualitativas em dois grupos de restaurantes selecionados pela boa qualificação segundo críticos especializados ou pelo elevado número de "curtidas" em suas páginas nas redes sociais. Caberá à pesquisa investigar: i) as categorias acionadas por cada restaurante na disputa pelo reconhecimento popular em detrimento do reconhecimento da crítica especializada, e vice-versa, ou na compatibilização dos dois polos, quando for o caso; ii) as narrativas mobilizadas por aqueles que se identificam com um lado para desqualificar o outro; iii) os recursos simbólicos e marcadores de distinção presentes nos estabelecimentos; e iv) como essas escolhas se refletem na estrutura física (decoração, apresentação dos pratos, cardápios etc.) e no tipo de propaganda de cada restaurante.