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As orientações de arnaldo de Oliveira Barreto aos professores para o ensino de aritmética: a revista eschola pública, 1896-1910

Processo: 18/23356-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Evanilson Oliveira
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15751-2 - A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, AP.TEM
Assunto(s):Educação matemática

Resumo

O projeto de pesquisa "As orientações de Arnaldo de Oliveira Barreto aos professores para o ensino e aritmética: A Revista Eschola Publica, 1893-1897" tem como objetivo analisar as contribuições de Barreto na formação de professores e no ensino em específico para o ensino de aritmética. Tem-se como hipótese de pesquisa que os artigos de sua autoria publicados na Eschola Pública tenham se constituído em referências pedagógicas para o ensino de aritmética no curso primário em tempos da pedagogia intuitiva. Nesse sentido interroga-se sobre "Que Aritmética para ensinar sistematizou Arnaldo Barreto por meio de suas publicações na Eschola Pública?".