Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa do esqueleto pós-craniano dos gêneros Bothrops e Crotalus por meio de morfometria geométrica bidimensional e suas implicações morfológicas dentro de Viperidae (Squamata, Serpentes)

Processo: 19/00409-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Annie Schmaltz Hsiou
Beneficiário:Sílvia Oliveira Lomba
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Morfometria   Coluna vertebral   Viperidae   Bothrops   Crotalus

Resumo

Conhecer características morfológicas vertebrais de serpentes é essencial para o estudo anatômico, sistemático e sobretudo paleontológico. No entanto, descrições do esqueleto de alguns grupos ainda são escassos e/ou superficiais na literatura. Esse é o caso da família Viperidae. Todas as diferenças já observadas e raramente reportadas são extremamente sutis e requerem substancial refinamento descritivo juntamente com análises analíticas discriminantes para serem compreendidas. Neste sentido, o presente estudo visa analisar características morfológicas da coluna vertebral de Crotalus e Bothrops por meio da aplicação de comparações morfológicas minuciosas e da aplicação de morfometria geométrica bidimensional, procurando verificar a variação colunar intraespecífica e interespecífica e suas implicações sistemáticas e paleontológicas dentro de Viperidae. As características observadas serão descritas, fotografadas e analisadas analiticamente (i.e. utilizando softwares estatísticos e de morfometria geométrica). Os resultados deste estudo poderão contribuir para precisas atribuições taxonômicas de fósseis já encontrados, porém com afinidades genéricas, além de fomentar futuras análises filogenéticas da família Viperidae, tanto de fósseis quanto de recentes.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.