Busca avançada
Ano de início
Entree

Acurácia ortográfica dos fonemas /l/ e /r/ na escrita infantil

Processo: 19/02828-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Mirian Verza Amarante
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Escrita   Fonema   Aquisição da linguagem

Resumo

Na literatura fonoaudiológica, visões diferentes tentam explicar as dificuldades de aprendizagem, em especial na ortografia infantil. Alguns estudos vêm os erros ortográficos como sintomas ou atraso no percurso de alfabetização. Assumimos, porém, que os erros são, na verdade, tentativas de acertos, podendo marcar conflitos da criança com o sistema ortográfico, assim como proposto pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Linguagem (GPEL/CNPq). Dessa forma, investigaremos a ortografia de dois dos fonemas que remetem à classe das consoantes líquidas do Português Brasileiro - a saber, /l/ e /r/ - nas posições silábicas de ataque complexo e de coda. Esses fonemas nos chamaram particularmente a atenção pois se trata de fonemas cuja complexidade se mostra não apenas na aquisição da fala mas, ainda, na aquisição ortográfica. Para a nossa investigação, analisaremos produções textuais de crianças do 1º ano do ciclo I do ensino fundamental (EF) de uma escola pública de Marília/SP. Nossa pesquisa será norteada pelos seguintes objetivos: (1) observar a relação entre acertos e erros referente aos fonemas /l/ e /r/ nas posições de ataque complexo e coda silábica; (2) verificar, dentre os erros, quais são seus tipos mais frequentes; (3) verificar se a presença do acento influencia a ocorrência dos erros na ortografia desses fonemas. Para tanto, separaremos todas as ocorrências dos fonemas /l/ e /r/ na posição de ataque complexo e de coda/silábica e as categorizaremos em acertos e erros. Os erros, por sua vez, serão classificados como omissão, transposição e substituição, segundo a categorização proposta pelo GPEL (CHACON, PEZZARINI, 2017). Como os erros podem sofrer influência do acento, posteriormente eles serão distribuídos conforme ocorrerem na sílaba tônica ou nas sílabas átonas de cada palavra escrita.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRIAN VERZA AMARANTE; SUELLEN VAZ; CRISTYANE VILLEGA; LOURENÇO CHACON. Ortografia dos fonemas /l/ e /ɾ/ em posições complexas na escrita infantil: uma análise comparativa. CoDAS, v. 32, n. 6, p. -, 2020.
AMARANTE, MIRIAN VERZA; VAZ, SUELLEN; VILLEGA, CRISTYANE; CHACON, LOURENCO. Orthography of phonemes /l/ and /r/ in complex positions in children's writing: a comparative analysis. CoDAS, v. 32, n. 6 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.