Busca avançada
Ano de início
Entree

Media literacy no ensino de jovens e contribuições para a participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal

Processo: 17/19981-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Maximiliano Martin Vicente
Beneficiário:Christiane Delmondes Versuti
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Literacia da informação   Participação da comunidade   Ensino médio   Brasil   Portugal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Comunicação | Educação | literacia midiática | Participação | TICs | Media Literacy

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como finalidade compreender como a media literacy contribui para a participação política cidadã entre jovens estudantes do ensino médio no Brasil e em Portugal. A pesquisa sustenta a tese de que a literacia midiática contribui para o exercício da cidadania. Parte-se da ideia de que não é suficiente o acesso a informação, mas que também é preciso haver a aprendizagem de como filtrar, selecionar e interpretar as informações. Para atingir esse objetivo, inicialmente será realizado um levantamento e estudo de obras relacionadas com media literacy (BUJOKAS, 2008), (BÉVORT & BELLONI, 2009), (PÉREZ TORNERO, 2010), (BAUER, 2011), (PEREIRA et al 2015), mídias sociais (RECUERO, 2010) educação (GUARESCHI & BIZ, 2005), competência comunicativa (PÉREZ TORNERO, 2007) e cidadania (HACK, 2002), (VICENTE, 2009). Posteriormente, será feito um levantamento das experiências realizadas em media literacy no ensino médio do Brasil e de Portugal, assim como se acompanhará uma turma de jovens estudantes do último ano do ensino médio, de faixa etária média de 17 anos, em Portugal e no Brasil, com o intuito de verificar como a media literacy contribui para a formação e participação cidadã desses jovens. Será realizado um diálogo entre as duas turmas, via plataforma digital, com o objetivo de identificar fatores que contribuem, efetivamente, para ampliar e estimular sua participação. Por fim, com base no que for colhido e avaliado, serão propostas diretrizes para utilização da media literacy para o ensino brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERSUTI, Christiane Delmondes. Literacia midiática no ensino de jovens e contribuição para participação cidadã: experiência intercultural entre Brasil e Portugal. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.