Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto dos aerossóis no potencial de energia solar Brasileiro

Processo: 19/05361-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Fernando Ramos Martins
Beneficiário:Madeleine Sánchez Gácita Casagrande
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50848-9 - INCT 2014: INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC), AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Aerossóis   Radiação atmosférica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerosols | Biomass Burning | direct normal irradiation DNI | Goes-R | solar energy resource assessment | spectral radiative transfer model | Radiação atmosférica

Resumo

A energia solar e, em particular, as tecnologias que usam energia solar concentrada, apresentam um potencial de crescimento significativo no Brasil em cenários de mitigação das mudanças climáticas. O mapeamento preciso da irradiação solar e, em particular, da irradiância direta normal (DNI), é crítico ao planejamento, tomada de decisões e operação futura de instalações de energia solar. Por outro lado, os aerossóis são o fator mais importante na atenuação da radiação solar na atmosfera em condições de céu sem nebulosidade, com uma influência maior na DNI do que na irradiância global (GHI). No Brasil, as atividades de queimadas emitem quantidades elevadas de aerossóis que podem sofrer transporte de longa-escala. Esta proposta visa contribuir com a expansão da energia solar na matriz energética brasileira disponibilizando um conhecimento mais acurado sobre o impacto dos aerossóis na DNI e na GHI. Para tanto, uma parametrização de aerossóis baseada na profundidade ótica de aerossóis (AOD) será incluida no modelo de transferência radiativa BRASIL-SR, sem alterar a estrutura espectral e vertical do modelo. A base de dados de AOD poderá ser obtida tanto de dados de reanálises quanto de produtos do GOES-R. A representação espectral dos aerossóis na grade do modelo será derivada dos dados de AERONET. O modelo será ajustado para utilizar os dados do canal visível do GOES-R para avaliação de cobertura de nuvens. Erros de paralaxe serão corrigidos usando considerações geométricas. A nova versão do BRASIL-SR poderá ser utilizada para gerar series históricas, estimativas recentes ou mesmo previsão de irradiação solar incidente na superfície. Espera-se reduzir as incertezas na estimativa de DNI e GHI para todas as condições atmosféricas e, em maior grau, para condições de céu claro e/ou elevada carga de aerossóis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASAGRANDE, MADELEINE S. G.; MARTINS, FERNANDO R.; ROSARIO, NILTON E.; LIMA, FRANCISCO J. L.; GONCALVES, ANDRE R.; COSTA, RODRIGO S.; ZARZUR, MAURICIO; PES, MARCELO P.; PEREIRA, ENIO BUENO. Numerical Assessment of Downward Incoming Solar Irradiance in Smoke Influenced Regions-A Case Study in Brazilian Amazon and Cerrado. REMOTE SENSING, v. 13, n. 22, . (14/50848-9, 19/05361-8)
GONCALVES, ANDRE R.; ASSIREU, ARCILAN T.; MARTINS, FERNANDO R.; CASAGRANDE, MADELEINE S. G.; MATTOS, ENRIQUE, V; COSTA, RODRIGO S.; PASSOS, ROBSON B.; PEREIRA, SILVIA, V; PES, MARCELO P.; LIMA, FRANCISCO J. L.; et al. Enhancement of Cloudless Skies Frequency over a Large Tropical Reservoir in Brazil. REMOTE SENSING, v. 12, n. 17, p. 26-pg., . (14/50848-9, 19/05361-8)