Bolsa 18/25554-2 - Anura, Conservação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A fauna parasitária de anfíbios responde a variações na integridade de ecossistemas ripários?

Processo: 18/25554-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Aline Aguiar
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/09892-8 - Efeitos de PFAS e infecções por trematódeos em girinos sob condições experimentais, BE.EP.PD
Assunto(s):Anura   Conservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anuros | Conservação | Floresta ripária | Helmintos parasitas | parasitas de anfíbios

Resumo

As florestas ripárias são extremamente importantes para a estrutura e para o funcionamento de riachos de primeira ordem, constituindo complexos que podem ser considerados um único ecossistema ripário. Estudos anteriores constataram que florestas ripárias com faixas mais largas e com vegetação mais íntegra indicam melhor qualidade da água e riachos com maior integridade. A presente proposta tem o objetivo de estudar a diversidade de parasitas associados a anfíbios que circulam em seis ecossistemas ripários (fragmentos de floresta ripária com riachos de primeira ordem) com diferentes níveis de integridade, no norte do Paraná. Avaliaremos se a fauna parasitária reflete a integridade desses ecossistemas, testando a hipótese de que ambientes íntegros apresentam alta diversidade, baixa abundância e maior proporção de espécie de parasitas com ciclo de vida complexo. Esses parâmetros podem fornecer dados sobre a integridade do habitat antes mesmo que algum prejuízo seja detectado nas populações de anfíbios, além de potencialmente qualificar a fauna parasitária de anfíbios como um indicador de integridade para o ecossistema como um todo. Assim, o ineditismo desta proposta consiste em verificar se a variação de características bem estabelecidas de ecossistemas ripários, como quantidade (largura) e qualidade (integridade) da vegetação ripária influenciam a fauna parasitária de anfibios, bem como em propor o uso integrado dessas informações em medidas de conservação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCESCHINI, LIDIANE; AGUIAR, ALINE; ZAGO, ALINE CRISTINA; FADEL YAMADA, PRISCILLA DE OLIVEIRA; EBERT, MARIANA BERTHOLDI; DA SILVA, REINALDO JOSE. Three new species of Creptotrema (Trematoda, Allocreadiidae) with an amended diagnosis of the genus and reassignment of Auriculostoma (Allocreadiidae), based on morphological and molecular evidence. PARASITE, v. 28, . (16/07829-9, 18/25554-2, 16/50377-1)
AGUIAR, ALINE; MORAIS, DRAUSIO HONORIO; FIRMINO SILVA, LIDIANE A.; DOS ANJOS, LUCIANO ALVES; FOSTER, OTTILIE CAROLINA; DA SILVA, REINALDO JOSE. iodiversity of anuran endoparasites from a transitional area between the Atlantic Forest and Cerrado biomes in Brazil: new records and remark. Zootaxa, v. 4948, n. 1, p. 1-41, . (12/24945-1, 16/50377-1, 18/25554-2, 11/20186-6)