Busca avançada
Ano de início
Entree

Eventos extremos de temperatura do ar e suas relações com a mortalidade de idosos no município de São Paulo

Processo: 18/25462-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Ligia Vizeu Barrozo
Beneficiário:Sara Lopes de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/01846-4 - Ondas de calor e Ilha de Calor Urbano em São Paulo, SP, Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Geografia da saúde   Temperatura do ar   Onda de calor   Baixa temperatura   Mortalidade   Idosos   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Espacial | doenças cardiovasculares | doenças respiratórias | onda de calor | onda de frio | Geografia da Saúde

Resumo

O crescente envelhecimento populacional no mundo está sendo uma das principais preocupações do século XXI, uma vez que as pessoas com mais de 60 anos de idade necessitam de planejamento e medidas sociais e econômicas que garantam atenção adequada às necessidades básicas de vida e bem-estar, principalmente nas megacidades que possuem disparidades socioeconômicas e ambientais. Os idosos, por apresentarem vulnerabilidades sociais, fisiológicas e muitas vezes limitações financeiras, são os mais suscetíveis às transformações urbanas, sobretudo às transformações relacionadas ao clima urbano. As mudanças de temperatura e a ocorrência das ondas de calor e de frio que se tornam cada vez mais intensas e frequentes contribuem significativamente para o aumento da mortalidade, especialmente entre os idosos que residem em megacidades, como é o caso de São Paulo que apresenta um crescente número de envelhecimento populacional e grandes desigualdades e iniquidades sociais. Desta maneira, o objetivo deste projeto de pesquisa é verificar e compreender como os eventos extremos de temperatura (ondas de calor e ondas de frio) estão relacionados à mortalidade da população idosa (e 60 anos) em São Paulo, por meio de análises estatísticas temporais e de uma abordagem baseada no espaço que permitirá identificar padrões espaciais do risco de mortalidade, considerando as características do ambiente construído e os indicadores socioeconômicos. Espera-se, portanto, encontrar resultados que representem a relação entre os eventos extremos de temperatura e a mortalidade, que sejam relevantes para a criação e execução de políticas públicas que possam reduzir o número de mortes evitáveis e a vulnerabilidade da população estudada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, SARA LOPES; ALMENDRA, RICARDO; BARROZO, LIGIA VIZEU. Impact of heat waves and cold spells on cause-specific mortality in the city of Sao Paulo, Brazi. INTERNATIONAL JOURNAL OF HYGIENE AND ENVIRONMENTAL HEALTH, v. 239, . (18/25462-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.