Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de pesquisa multidisciplinar em cenários de riscos e desastres: subsídios à formulação de sistemas de alerta centrados nas pessoas e nas multiameaças

Processo: 18/06093-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 22 de outubro de 2020
Vigência (Término): 21 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Victor Marchezini
Beneficiário:Victor Marchezini
Anfitrião: Jennifer Tobin
Instituição-sede: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (CEMADEN). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Cachoeira Paulista , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Colorado Boulder, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:14/50848-9 - INCT 2014: INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC), AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Vulnerabilidade   Riscos   Multidisciplinaridade   Sistemas de alerta   Desastres

Resumo

Nos últimos anos vários estudos têm sido realizados nos desastres, focando-se nas particularidades, métodos e conceitos de cada uma das diversas disciplinas que têm estudado o tema (RODRIGUES ET AL, 2015). Entretanto, diante da complexidade e intensificação das vulnerabilidades e dos eventos extremos, torna-se fundamental o desenvolvimento de métodos e abordagens multidisciplinares, capazes de dialogar e gerar conhecimento científico que subsidie políticas públicas de prevenção de riscos e desastres. No contexto internacional, ICSU, ISSC e UNISDR lançaram um programa de "Pesquisa Integrada em Risco de Desastre", com vistas a fomentar uma abordagem multidisciplinar para lidar com os desafios trazidos pelos desastres, mitigando seus impactos e aprimorando os mecanismos de formulação de políticas públicas. No Brasil, ainda existe o desafio de saber como desenvolver pesquisas multidisciplinares no tema. Diante desses desafios, como desenvolver métodos e abordagens multidisciplinares que possam subsidiar a formulação de políticas públicas de prevenção de riscos e desastres no Brasil? Como desenvolver uma metodologia para colocar em prática a recomendação da ONU a respeito da criação de sistemas de alerta centrados nas pessoas e que abordem as multiameaças (UNISDR, 2005; 2015)? Em busca de respostas a estas perguntas, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um método de pesquisa multidisciplinar para subsidiar a formulação de sistemas de alerta centrados nas pessoas e nas multiameaças. A pesquisa será desenvolvida em parceria com pesquisadores (as) do Cemaden/MCTIC e com o Natural Hazards Center, da Universidade do Colorado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCHEZINI, VICTOR; LONDE, LUCIANA R. Looking to future perceptions about climate change in Brazil: What children's teachers think, learn and teach about?. NATURAL HAZARDS, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
MARCHEZINI, VICTOR. ``What is a Sociologist Doing Here?{''} An Unconventional People-Centered Approach to Improve Warning Implementation in the Sendai Framework for Disaster Risk Reduction. INTERNATIONAL JOURNAL OF DISASTER RISK SCIENCE, v. 11, n. 2, SI APR 2020. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.