Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de pesquisa multidisciplinar em cenários de riscos e desastres: subsídios à formulação de sistemas de alerta centrados nas pessoas e nas multiameaças

Processo: 18/06093-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 27 de junho de 2022
Vigência (Término): 26 de junho de 2023
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Victor Marchezini
Beneficiário:Victor Marchezini
Anfitrião: Jennifer Tobin
Instituição-sede: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (CEMADEN). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Cachoeira Paulista , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Colorado Boulder, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:14/50848-9 - INCT 2014: INCT para Mudanças Climáticas (INCT-MC), AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Vulnerabilidade   Riscos   Multidisciplinaridade   Sistemas de alerta   Desastres

Resumo

Nos últimos anos vários estudos têm sido realizados nos desastres, focando-se nas particularidades, métodos e conceitos de cada uma das diversas disciplinas que têm estudado o tema (RODRIGUES ET AL, 2015). Entretanto, diante da complexidade e intensificação das vulnerabilidades e dos eventos extremos, torna-se fundamental o desenvolvimento de métodos e abordagens multidisciplinares, capazes de dialogar e gerar conhecimento científico que subsidie políticas públicas de prevenção de riscos e desastres. No contexto internacional, ICSU, ISSC e UNISDR lançaram um programa de "Pesquisa Integrada em Risco de Desastre", com vistas a fomentar uma abordagem multidisciplinar para lidar com os desafios trazidos pelos desastres, mitigando seus impactos e aprimorando os mecanismos de formulação de políticas públicas. No Brasil, ainda existe o desafio de saber como desenvolver pesquisas multidisciplinares no tema. Diante desses desafios, como desenvolver métodos e abordagens multidisciplinares que possam subsidiar a formulação de políticas públicas de prevenção de riscos e desastres no Brasil? Como desenvolver uma metodologia para colocar em prática a recomendação da ONU a respeito da criação de sistemas de alerta centrados nas pessoas e que abordem as multiameaças (UNISDR, 2005; 2015)? Em busca de respostas a estas perguntas, o objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um método de pesquisa multidisciplinar para subsidiar a formulação de sistemas de alerta centrados nas pessoas e nas multiameaças. A pesquisa será desenvolvida em parceria com pesquisadores (as) do Cemaden/MCTIC e com o Natural Hazards Center, da Universidade do Colorado.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
As causas pouco lembradas das inundações 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TREJO-RANGEL, MIGUEL ANGEL; FERREIRA, ADRIANO MOTA; MARCHEZINI, VICTOR; RODRIGUEZ, DANIEL ANDRES; OLIVEIRA, MELISSA DA SILVA; DOS SANTOS, DANIEL MESSIAS. Giving voice to the voiceless: connecting graduate students with high school students by incubating DRR plans through participatory mapping. DISASTER PREVENTION AND MANAGEMENT, . (18/06093-4)
GOMES, GISELLY; MARCHEZINI, VICTOR; SATO, MICHELE. In)visibilities About the Vulnerabilities of People with Visual Impairments to Disasters and Climate Change: A Case Study in Cuiaba, Brazi. INTERNATIONAL JOURNAL OF DISASTER RISK SCIENCE, v. 13, n. 1, p. 38-51, . (18/06093-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.