Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de microestruturas de deformação por difração de elétrons retroespalhados (EBSD) - definindo condições de reologia e deformação do norte da Província Borborema (NE Brasil)

Processo: 19/10167-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 20 de setembro de 2019
Vigência (Término): 19 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos José Archanjo
Beneficiário:Carlos Fernando Ávila Rodrigues
Supervisor no Exterior: John Paul Platt
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Southern California (USC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/22226-9 - Deformação e cronologia do magmatismo granítico associado às zonas de cisalhamento Tauá e Senador Pompeu (Província Borborema, NE Brasil), BP.DD

Resumo

Zonas de cisalhamento são importantes para processos de deformação continental durante orogenêses e determinam a resistência da litosfera. A localização da deformação em zonas de cisalhamento produz microestruturas de deformação específicas que resultam da ativação de diferentes mecanismos que acomodam deformação plástica. As zonas de cisalhamento no norte da Província Borborema, tema de estudo do presente projeto de Doutorado Direto (FAPESP 2016/22226-9), oferecem uma oportunidade para investigações das condições de deformação em núcleos orogênicos. Propõe-se uma investigação microestrutural por EBSD das zonas de cisalhamento Senador Pompeu e Tauá nas dependências do laboratório de microscopia do Departamento de Geociências da University of Southern California, sob orientação do professor John Platt. Este projeto compreende um período de um ano pelo BEPE (Bolsa de Estágio em Pesquisa no Exterior) financiado pela FAPESP, como concebido no projeto inicial de doutorado direto.