Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de fluxos descendentes escuros (supra-arcade downflows) através de seus sinais em rádio e microondas

Processo: 18/25177-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Carlos Guillermo Giménez de Castro
Beneficiário:Ernesto Zurbriggen
Instituição-sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/24155-3 - Diagnóstico de explosões solares em inédito intervalo espectral, de micro-ondas até frequências THz: desafios para interpretação (FLAT), AP.TEM
Assunto(s):Astrofísica solar   Plasma (estados da matéria)   Micro-ondas   Magnetohidrodinâmica

Resumo

O presente projeto visa modelar numericamente os "downflows supra-arcade" (SADs) coronais com o objetivo de inferir os processos físicos que os desencadeiam, usando uma aproximação ainda não muito explorada. O projeto é dividido em duas partes: (i) procurar as assinaturas dos SADs em microondas, determinando parâmetros observacionais relevantes para a modelagem; e (ii) incluir esses parâmetros como valores iniciais ou de contorno na aproximação MHD dos SADs. Nosso objetivo principal é modelar com a maior precisão possível os processos físicos que acionam os SADs com a ajuda de novas restrições observacionais, ao tempo de validar os diferentes modelos presentes na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZURBRIGGEN, E.; SIEYRA, V, M.; COSTA, A.; ESQUIVEL, A.; STENBORG, G. Solar slow magneto-acoustic-gravity waves: an erratum correction and a revisited scenario. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 494, n. 4, p. 5270-5278, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.