Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos integrados de xenoestrógenos e da infecção pelo fungo quitrídio sobre o microbioma do SAPO cururu brasileiro (Rhinella icterica)

Processo: 19/04462-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Luis Felipe de Toledo Ramos Pereira
Beneficiário:Raquel Fernanda Salla Jacob
Supervisor no Exterior: Douglas C Woodhams
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Massachusetts Boston (UMass Boston), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/18040-0 - Efeitos integrados de xenoestrógenos e da infecção por quitrídio sobre a morfo-fisiologia de machos e fêmeas do SAPO cururu, BP.PD
Assunto(s):Microbiota   Quitridiomicose   Estrógenos   Cururu   Ecotoxicologia

Resumo

Os anfíbios são freqüentemente afetados por vários estressores que contribuem para o declínio populacional. Os xenoestrógenos despejados nos efluentes podem atuar como disruptores endócrinos, afetando várias funções fisiológicas dos anfíbios. Uma vez expostos a esses contaminantes, os anfíbios podem se tornar mais suscetíveis a doenças infecciosas, como a quitridiomicose. No ambiente aquático, todos esses fatores podem ocorrer concomitantemente, e uma interação entre eles pode levar a efeitos ainda mais graves. No entanto, até o momento não há estudos que avaliem os efeitos sinérgicos do 17±-etinilestradiol (EE2) e da quitridiomicose, nem existem comparações entre os sexos nesse sentido. O microbioma pode mediar os efeitos de estressores e doenças, por isso, pretendemos caracterizar o microbioma da espécie Rhinella icterica (machos e fêmeas), e examinar os efeitos da exposição ao EE2 e ao fungo quitrídio, Batrachochytrium dendrobatidis. As metas dessa pesquisa serão alcançadas através da análise do microbioma na Universidade de Massachusetts Boston, sob a supervisão do Prof.Dr. Douglas C. Woodhams. Este estudo pioneiro pode ter implicações globais e deve revelar uma complexa rede de interações entre patógenos, contaminantes ambientais e gêneros sexuais em anuros.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.