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Os recém-chegados: crianças refugiadas em Campinas e os desafios educacionais impostos ao município

Processo: 18/23708-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carolina de Roig Catini
Beneficiário:Maria Fernanda Petrini dos Reis
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da educação   Refugiados   Imigração   Mapeamento   Campinas (SP)

Resumo

A presente pesquisa de Iniciação Científica objetiva analisar os desafios da área educacional no Município de Campinas em relação ao advento das crescentes solicitações de refúgio por parte de famílias sírias que trazem consigo as suas crianças. Para tanto será realizado um mapeamento por meio de uma aproximação, já em curso com educadores, educandos e suas famílias sírias, gestores de escolas públicas, líderes de organizações não governamentais e outros agentes, objetivando investigar as consequências da aplicação ou da falta de aplicação de políticas nacionais e internacionais destinadas às crianças que chegam em território brasileiro com uma grande necessidade de proteção. Em conjunto com a análise das leis, a pesquisa busca compreender as principais demandas requeridas e adversidades enfrentadas nesta nova realidade que se impõe no cenário atual no município de Campinas.