Busca avançada
Ano de início
Entree

Manufatura digital na indústria aeronáutica: um passo rumo à indústria 4.0

Processo: 18/26479-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:José Augusto de Oliveira
Beneficiário:Bernardo Bustamante Zanzarini
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria 4.0   Manufatura   Ciclo de vida   Aeronáutica comercial   Coleta de dados   Entrevistas (psicologia)

Resumo

A digitalização da manufatura é um dos pilares principais da Indústria 4.0. Este método aufere segurança e confiabilidade em projetos de manufatura, permitindo análises e simulações de melhorias, sem causar prejuízos e perdas para as empresas. Assim, o objetivo desta pesquisa é propor diretrizes para otimização do desempenho operacional e econômico de um processo produtivo de uma indústria aeronáutica brasileira. Para o comprimento deste objetivo será realizado um estudo de caso, com a realização de visitas in loco para exploração do ambiente de manufatura, aplicação de entrevistas, análises de documentos e coleta de dados sobre o processo produtivo em estudo. Em seguida, será realizada uma modelagem e simulação deste processo com o uso do software TecnomatixTM da Siemens, visando avaliar o desempenho operacional e econômico e aplicar técnicas e ferramentas de Produção Enxuta neste processo. Estes resultados empíricos servirão de fundamentação para a geração de cenários com propostas de melhorias na manufatura da empresa, para aumentar a competitividade do setor de aeronáutico no mercado brasileiro e internacional.