Busca avançada
Ano de início
Entree

Letramento visual no ensino de língua inglesa: uma investigação sobre a publicidade e a representação da mulher

Processo: 19/08114-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Daniel de Mello Ferraz
Beneficiário:Luiza Araujo Cardeal da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos interdisciplinares   Etnografia   Campanhas publicitárias   Propaganda   Letramento   Ensino de língua estrangeira   Língua inglesa   Significado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Linguística | ensino de língua inglesa | Interdisciplinaridade | Letramento visual | Publicidade | Ensino e aprendizagem de línguas inglesa

Resumo

Este projeto examina as possibilidades do uso do letramento visual nas aulas de língua inglesa como uma ferramenta para compreender as mensagens publicitárias. Em meio a ascensão da circulação de vídeos e imagens nas mídias sociais em conjunto com outros meios de comunicação tradicionais, o letramento visual torna-se fundamental, pois busca facilitar a compreensão dos significados e valores sociais transmitidos nos mais variados contextos. Ao examinar as imagens publicitárias norte-americanas e como que seus discursos são difundidos na sociedade, problematiza-se as suas implicações e impactos pedagógicos no ensino de língua estrangeira, sendo assim, este trabalho procura sofisticar a formação de professores de língua inglesa. À vista disso, o objetivo deste trabalho é refletir os desafios do uso de imagens publicitárias sobre a mulher na sala de aula, buscando desenvolver, concomitantemente, habilidades de leituras multimodais e reflexão crítica acerca da realidade sócio-histórica do estudante. Para isto, primeiramente, é necessário o estudo de reconhecimentos dos processos de significação dos símbolos por meio de uma pesquisa etnográfica realizada via questionário eletrônico. A intenção é examinar como o estudo crítico das imagens publicitárias se relacionam com as práticas de letramento visual para então comprovar a importância do letramento visual na educação democrática e libertadora.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)