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Letramento visual no ensino de língua inglesa: uma investigação sobre a publicidade e a representação da mulher

Processo: 19/08114-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Daniel de Mello Ferraz
Beneficiário:Luiza Araujo Cardeal da Costa
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos interdisciplinares   Etnografia   Campanhas publicitárias   Propaganda   Letramento   Ensino de língua estrangeira   Língua inglesa   Significado

Resumo

Este projeto examina as possibilidades do uso do letramento visual nas aulas de língua inglesa como uma ferramenta para compreender as mensagens publicitárias. Em meio a ascensão da circulação de vídeos e imagens nas mídias sociais em conjunto com outros meios de comunicação tradicionais, o letramento visual torna-se fundamental, pois busca facilitar a compreensão dos significados e valores sociais transmitidos nos mais variados contextos. Ao examinar as imagens publicitárias norte-americanas e como que seus discursos são difundidos na sociedade, problematiza-se as suas implicações e impactos pedagógicos no ensino de língua estrangeira, sendo assim, este trabalho procura sofisticar a formação de professores de língua inglesa. À vista disso, o objetivo deste trabalho é refletir os desafios do uso de imagens publicitárias sobre a mulher na sala de aula, buscando desenvolver, concomitantemente, habilidades de leituras multimodais e reflexão crítica acerca da realidade sócio-histórica do estudante. Para isto, primeiramente, é necessário o estudo de reconhecimentos dos processos de significação dos símbolos por meio de uma pesquisa etnográfica realizada via questionário eletrônico. A intenção é examinar como o estudo crítico das imagens publicitárias se relacionam com as práticas de letramento visual para então comprovar a importância do letramento visual na educação democrática e libertadora.