Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura escolar apoiada por evidências projetuais: dinâmicas educacionais e impactos ambientais

Processo: 19/07124-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Pedro Padilha Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/18134-0 - Projeto escolar com base em evidências e precedentes e os seus métodos de pesquisa, BE.EP.IC
Assunto(s):Escolas (arquitetura)   Projeto de arquitetura   Impactos ambientais   Avaliação de projetos   Avaliação de necessidades educacionais   Revisão sistemática

Resumo

A educação em todos os níveis está passando por grandes transformações que impactam não somente os métodos pedagógicos e o material didático, mas também os ambientes físicos de ensino. Nos últimos anos há um esforço de alinhar a arquitetura escolar às tendências pedagógicas para apoiar o ensino com ambientes apropriados e estimulantes. No Brasil, existe ainda a necessidade de melhorar o sistema da educação, principalmente fundamental, tendo em vista os baixos indicadores de aprendizagem dos alunos nos últimos anos. Este projeto de pesquisa tem como objetivo a análise de evidências projetuais relacionadas ao edifício educacional (escolas de nível do ensino fundamental II), através de revisão sistemática de literatura, para a elaboração de um conjunto de parâmetros de projeto, traduzidos em linguagem gráfica, que apoiam o processo de projeto. O projeto inclui um plano de intercâmbio do estudante junto a um grupo de pesquisa na Universidade de Melbourne, School of Design, na Austrália. O produto da pesquisa será uma matriz de parâmetros de projeto para a arquitetura escolar fundamental como ferramenta de apoio ao processo de projeto. Esta ferramenta será testada junto aos alunos de curso de graduação de arquitetura e urbanismo. A pesquisa faz parte de uma contínua investigação na área de metodologia de projeto e em especial sobre arquitetura escolar na contemporaneidade. Espera-se levantar e organizar conhecimento novo e auxiliar o processo de projeto com informações científicas traduzidas nas linguagens textuais claras e gráficas para estimular a produção de edificações escolares apropriadas ao seu contexto, estimulantes e com resultados positivos de aprendizagem.