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Desenvolvimento de simulação virtual para aquisição de dados de bancada de termodinâmica

Processo: 19/06395-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Douglas Carlos Vilela
Beneficiário:Isaias Paulino Soares
Empresa:Douglas Carlos Vilela
CNAE: Educação superior - graduação e pós-graduação
Atividades de apoio à educação
Vinculado ao auxílio:18/08573-3 - Desenvolvimento de simulação virtual para aquisição de dados de bancada de termodinâmica, AP.PIPE

Resumo

Laboratórios virtuais permitem que experimentos sejam realizados a distância por usuários que tenham conexão à internet, podendo ser usados em ambientes industriais e educacionais. Nos ambientes educacionais, a simulação é uma das ferramentas associadas que contribuem para complementação pedagógica das aulas.Para a realização dos experimentos de termodinâmica mais realistas e à distância é necessário a integração de funções mais elaboradas de sensores através de comandos executados pelos usuários por meio de computadores conectados à internet. Os usuários também podem visualizar todo o procedimento experimental, bem como, a ocorrência do fenômeno. Será importante o conhecimento e uso de sensores e transdutores que são utilizados para realizarem a aquisição dos dados nos experimentos reais e os atuadores que são utilizados para fazerem a mudança dos parâmetros desejados afim da construção do simulador virtual. Essas variáveis de entrada e saída são totalmente controladas por softwares conectados à rede internet. Algumas vantagens do experimento simulado podem ser destacadas, dentre elas: *Maior tempo de utilização dos experimentos pois ficam 24 horas por dia, 365 dias ao ano, proporcionando um rendimento é maior. *Fórum de interação. Um fórum de debate pode proporcionar consultas e tirar potenciais dúvidas sobre o simulador. * Na organização dos laboratórios não é necessário mantê-los abertos, bastando que estejam on-line * Os alunos e professores podem organizar melhor seu tempo, de maneira similar aos horários das aulas. * Os laboratórios remotos podem ser colocados à disposição da sociedade em qualquer local do mundo para palestras e cursos de formação continuada de professores. Espera-se ao final do prazo deste projeto que o simulador virtual esteja pronto e em fase de testes para iniciar a prospecção de mercado das universidades EaD.