Busca avançada
Ano de início
Entree

Alfabetização científica, museus e formação de professores

Processo: 19/08309-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Martha Marandino
Beneficiário:Paula de Oliveira Souza
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/13550-2 - Educação em museus e relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, AP.R
Assunto(s):Educação em museus   Museus   Escolas   Métodos de ensino   Inclusão escolar   Formação de professores

Resumo

Este projeto busca explorar as formas de promover a inclusão aspectos de CTS&A na relação museu-escola na formação inicial de professores. Seus objetivos envolvem identificar o que pensam e que sentidos professores em formação produzem ao visitar ou participar de ações sobre temas CTS&A nos museus de ciências e desenvolver estratégias e materiais educativos que abordem temas científicos na perspectiva das relações CTS&A em visitas a museus. As atividades dos bolsistas envolvem a coleta, a organização e a análise de dados que serão coletados no contexto das disciplinas Licenciatura da FEUSP e da UFABC. Os resultados esperados referem-se a caracterização das possibilidades e limites de trabalhar com aspectos CTS&A em visitas escolares a museus e a formação dos bolsistas no que se refere ao desenvolvimento de pesquisa. Também busca-se sua formação no desenvolvimento de estratégias e materiais educativos para a formação de professores que abordem temas científicos na perspectiva das relações CTS&A em visitas a museus. (AU)