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A desconstrução do estigma nos processos formativos na área de álcool e outras drogas: estratégias pedagógicas e possíveis resultados

Processo: 19/09203-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Ana Regina Noto
Beneficiário:Giulia Trigo de Lima
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/19472-5 - Intervenções inovadoras frente a problemas relacionados ao consumo do álcool no Brasil: busca de novas abordagens para uma antiga questão de saúde pública, AP.TEM
Assunto(s):Educação em saúde   Alcoolismo   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Estigma social   Prática profissional   Grupos focais   Entrevistas (psicologia)   Coleta de dados   Análise de conteúdo

Resumo

O estigma e preconceito dos profissionais em relação ao uso de álcool e outras drogas e aos usuários destas substâncias afetam a prática profissional, a qualidade dos atendimentos, a adesão ao tratamento e a prevenção. Os processos formativos na área podem contribuir para a desconstrução do estigma e alterar o comportamento dos participantes durante e após os cursos, resultando em possíveis práticas que melhor respondam às demandas dos usuários. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, utilizando os procedimentos metodológicos baseados da pesquisa qualitativa. Serão realizadas entrevistas com questões semiestruturadas por meios eletrônicos ou presenciais com os coordenadores e análises dos grupos focais. O público-alvo deste estudo: a) coordenadores de diferentes Centros Regionais de Referências (CRRs) do Brasil; b) profissionais atuantes com a temática de álcool e outras drogas participantes dos cursos. Para análise dos dados coletados, serão realizadas análises de conteúdo.