Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho da linguagem escrita em escolares com dificuldades em habilidades sociais e/ou alterações comportamentais

Processo: 18/20883-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
Beneficiário:Luísa Stefano Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem escolar   Comportamento social   Linguagem   Leitura   Escrita   Anamnese   Coleta de dados   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Social | Desenvolvimento pré-escolar | Escrita | Linguagem | Linguagem

Resumo

A aprendizagem da leitura e escrita está vinculada ao domínio da linguagem e a capacidade de simbolização, sendo produto da cultura, aprendida e mediada por interações com semelhantes. Desde seu início, corresponde a um ato voluntário consciente, em que os instrumentos de expressão se configuram como objeto da atividade. Entretanto, fatores podem influenciar o desenvolvimento escolar infantil, dentre eles aspectos de origem orgânica, intelectual/cognitiva e emocional. Diante disto, o objetivo deste trabalho é analisar o desempenho em escrita de escolares com dificuldades em habilidades sociais e/ou alterações comportamentais, em relação ao tipo de erros ortográficos presentes na elaboração escrita e aos aspectos da grafia. O modelo utilizado será o de coorte retrospectivo, por amostra de conglomerado, com crianças que estejam atualmente matriculadas no 4º e 5º ano em escolas do município da cidade de Ribeirão Preto. Serão utilizados para coleta de dados com os responsáveis, uma anamnese da história pregressa e os seguintes instrumentos: Critério de Classificação Econômica (ABEP), Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF) e Inventário de Habilidades Sociais (SSRS). A partir dos resultados obtidos no SSRS, as crianças serão divididas em 2 grupos: G1 (com alterações de habilidades sociais e/ou comportamentais) e G2 (grupo sem alterações). As crianças serão submetidas à avaliação de escrita realizada a partir da Prova de Escrita de Ditado e Elaboração Espontânea para que sejam verificados aspectos referentes aos erros ortográficos e grafia. Os dados coletados ao longo do estudo serão tabulados em planilhas do Excel e para as inferências estatísticas serão utilizados estatística descritiva para a caracterização dos grupos e utilizar-se-á o Teste Igualdade de Proporções Entre duas Amostras para a comparação dos dados a respeito do histórico médico, presença de intercorrências das crianças e outros e o Teste t-student para amostras não pareadas para a comparação das variáveis de escrita. O nível de significância adotado será de ± = 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)