Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do potencial imunológico do antígeno recombinante 5 do veneno de Polybia paulista

Processo: 19/02298-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 09 de setembro de 2019
Vigência (Término): 08 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Márcia Regina Brochetto Braga
Beneficiário:Murilo Luiz Bazon
Supervisor no Exterior: Simon Blank
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Center of Allergy and Environment Munich, Alemanha  
Vinculado à bolsa:17/07988-2 - Avaliação biológica e inflamatória dos efeitos do antígeno 5 do veneno de Polybia paulista (Hymenoptera, Vespidae) na forma recombinante, sobre células de linhagem macrofágica, BP.DR
Assunto(s):Imunologia

Resumo

A vespa social Polybia paulista (Hymenoptera, Vespidae), abundante no sudeste do Brasil, é extremamente agressiva e responsável por muitas reações alérgicas graves. Um dos componentes mais alergênicos encontrados nesse veneno é o Antígeno 5 (Poly p 5). Embora a função do Antígeno 5 ainda não tenha sido esclarecida, a molécula é uma forte candidata a ser utilizada em imunoterapia para pacientes alérgicos ao veneno da vespa social.Recentemente, foi demonstrado pelo nosso grupo que a forma recombinante de Poly p 5 (ryPoly p 5) obtida através da expressão em Komagataella phaffii é alergênica e induz uma resposta imune comparável à sua contraparte nativa. Como pré-requisito para o uso de ryPoly p 5 para CRD (diagnóstico resolvido por componentes) de alergia ao veneno de P. paulista, ele deve ser caracterizado detalhadamente em nível molecular e imunológico. Para esta caracterização, análises de reatividade cruzada com veneno bruto de espécies de clima temperadas são de importância crucial.Isso se deve ao fato de que os principais sistemas de diagnóstico disponíveis no mercado são baseados em alérgenos recombinantes de espécies do hemisfério norte. Portanto, neste trabalho, temos como objetivo a caracterização do potencial imunológico do antígeno recombinante 5 da Polybia paulista como pré-requisito para o uso deste alérgeno no diagnóstico de alergias ao veneno de Hymenoptera sociais. Além disso, os resultados obtidos poderiam contribuir para o entendimento do papel biológico do alérgeno Antígeno 5 em venenos de Hymenoptera da região da Europa e da região da América do Sul.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ-RIVEROL, AMILCAR; MUSACCHIO-LASA, ALEXIS; ROMANI FERNANDES, LUIS GUSTAVO; APARECIDO DOS SANTOS-PINTO, JOSE ROBERTO; ESTEVES, FRANCIELE GREGO; BAZON, MURILO LUIZ; ZOLLNER, RICARDO DE LIMA; PALMA, MARIO SERGIO; BROCHETTO-BRAGA, MARCIA REGINA. Improved production of the recombinant phospholipase A1 from Polybia paulista wasp venom expressed in bacterial cells for use in routine diagnostics. 3 BIOTECH, v. 10, n. 5 APR 27 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.