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Avaliação de uma intervenção naturalística no ensino da linguagem pelos pais a crianças com deficiência intelectual

Processo: 18/23221-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Lívia Gabriela Campos Balog
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Linguagem   Treinamento de pais   Crianças com deficiência   Deficiência intelectual

Resumo

Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Ensinar pais a melhorar a qualidade da interação comunicativa com seus filhos é especialmente importante quando se trata de crianças com deficiência intelectual. Um tipo de intervenção aplicada por pais que utiliza o contexto natural para ensino da linguagem é o Enhanced Milieu Teaching (EMT). A presente pesquisa pretende avaliar a eficácia da intervenção EMT no comportamento dos pais e na linguagem de crianças brasileiras com deficiência intelectual. Será empregado um delineamento de linha de base múltipla entre as quatro diferentes estratégias do EMT utilizadas pelos pais. Serão realizadas avaliações do desenvolvimento da linguagem das crianças, antes, após a intervenção, 3 e 6 meses depois. A generalização dos efeitos da intervenção será mensurada em outros contextos da rotina da família. A satisfação dos pais com a intervenção será avaliada por meio de um questionário. Espera-se que os pais participantes utilizem mais estratégias de ensino de linguagem nas interações cotidianas e que sejam observados ganhos nas medidas de linguagem das crianças. (AU)