Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos complexos de rutênio eficientes para causar danos à membrana e melhorar a resposta da tfd

Processo: 19/03195-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Mauricio da Silva Baptista
Beneficiário:Camila Fontes Neves da Silva
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):20/01104-8 - Complexos de rutênio (ii) com ligantes da classe das quinonas para melhorar danos à membrana e causar resposta ao TFD, BE.EP.PD
Assunto(s):Bioquímica   Neoplasias   Terapia fotodinâmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | danos a membrana celular | novos fotossensibilizadores de rutênio | Terapia Fotodinâmica | Bioquímica

Resumo

Considerando os inúmeros avanços em pesquisas na terapia do câncer, muitos esforços ainda precisam ser direcionados para o desenvolvimento de terapia s com melhor eficiência e seletividade. A terapia fotodinâmica (TFD) é uma técnica emergente para tratar certos tipos de câncer. A TFD está associada ao papel da luz nas alterações das células humanas, como por exemplo a exposição à luz solar pode induzir células cancerígenas. No entanto, o mecanismo que a luz pode causar alterações nas células humanas ainda é pouco conhecido. Desta forma, a proposta deste projeto é usar a irradiação da luz para induzir propriedades de moléculas que possam levar a danos na membrana celular do câncer. O fotossensibilizador (FS) é uma molécula que exibirá propriedades fotofísicas úteis após irradiação de luz. Neste relato, diferentes grupos de pesquisa desenvolveram complexos de rutênio (FS) com propriedades fotofísicas e biológicas para melhor adequação aos usos do TFD. Neste projeto, o principal interesse é estudar as propriedades dos fotossensibilizadores inorgânicos para induzir danos na membrana celular do câncer após a irradiação de luz. A quebra ou dano na membrana pode levar à morte celular. Uma investigação preliminar baseada em experimentos espectroscópicos, mostrou que o dano da membrana pelo fotossensibilizador pode ser mediado por reações de transferência de elétrons. Sob esta condição, experimentos espectroscópicos usando complexos de rutênio como fotossensibilizadores serão conduzidos em modelos de membrana celular. Além disso, para melhor caracterizar o sistema, serão realizados experimentos envolvendo estudos de células tumorais in vitro. Portanto, para este estudo, uma pesquisa colaborativa envolvendo química inorgânica e bioquímica é de fundamental importância e o ambiente proporcionado pelo Professor Mauricio da Silva Baptista (USP-SP) e pela Professora Claudia Turro (The Ohio State University)será essencial para o desenvolvimento deste projeto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORTELA DOS SANTOS, NICOLLE AZEVEDO; SILVA, AMANDA BATISTA; NEVES DA SILVA, CAMILA FONTES; PEREIRA ALEXIOU, ANAMARIA DIA; NIKOLAOU, SOFIA. novel triruthenium nitrosyl bearing a quinolinic ligand: a comparison of its spectroscopic behavior with its pyridine analogue. NEW JOURNAL OF CHEMISTRY, v. 46, n. 10, p. 4819-4826, . (21/02802-3, 19/03195-3, 18/18060-3, 19/14170-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.