Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos e testes de um aplicativo de construção de histórias em quadrinhos para uso em aulas de Educação Física

Processo: 19/03238-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Cinthia Lopes da Silva
Beneficiário:Rosiane Pillon
Instituição-sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Ensino fundamental   Educação   Ensino e aprendizagem   Tecnologia   Banco de dados   História em quadrinhos   Lazer

Resumo

Alguns problemas que afetam os alunos nas aulas de Educação Física, gerando desinteresse dos mesmos nesta disciplina escolar são decorrentes questões de ordem didático metodológicas e de organização curricular que ocasionam exclusão e evasão das atividades propostas. Assim, propostas pedagógicas que tenham como intuito trazer novos elementos para as aulas de Educação Física escolar que possam tornar o ensino e aprendizagem mais significativos são bem-vindos. Assim, este projeto tem como objetivos gerais: 1) realizar estudos de realidade aumentada, jogos educacionais e cursos MOOCs; 2) alimentar e testar um aplicativo de construção de histórias em quadrinhos (HQs) para uso em aulas de Educação Física. Os procedimentos metodológicos envolvem revisão de literatura e pesquisa na web para construção de um banco de dados de imagens e elaboração de um curso MOOC voltado para a construção de HQs para uso em aulas de Educação Física. Para a revisão de literatura serão realizadas análises textual, temática, interpretativa, problematização e síntese pessoal. Para a parte aplicada do projeto serão feitos registros de modo a demonstrar os passos necessários para uso do aplicativo de construção de HQs em aulas de Educação Física.