Busca avançada
Ano de início
Entree

Desigualdade de renda, atividade econômica e instrumentos de política econômica: uma abordagem pós-keynesiana

Processo: 18/21762-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Vigência (Término): 21 de setembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Carolina Troncoso Baltar
Beneficiário:Lílian Nogueira Rolim
Instituição Sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/22413-1 - Políticas econômicas, distribuição de renda e atividade econômica: um modelo baseado em agentes para uma economia aberta, BE.EP.DR
Assunto(s):Economia keynesiana   Distribuição de renda   Desigualdade de renda   Atividade econômica   Política econômica   Economia do Brasil   Taxa de juros   Taxa de câmbio   Inflação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Econômica | distribuição de renda | Modelos Baseados em Agentes | Modelos pós-Keynesianos | Política Econômica | Economia pós-keynesiana

Resumo

O objetivo da tese é desenvolver um modelo baseado em agentes que inclua agentes heterogêneos e trate a distribuição de renda enquanto uma variável endógena, além de incluir elementos pertinentes à economia brasileira que podem explicar a dinâmica da distribuição de renda no país (por meio da relação entre taxa de juros, taxa de câmbio, inflação e instrumentos de transferência de renda). A partir de lacunas identificadas no tratamento da dinâmica da distribuição de renda e de seu efeito sobre a atividade econômica na literatura pós-keynesiana, a tese buscará responder se o tratamento da distribuição de renda como variável endógena permite que se capte a interação entre instrumentos de política econômica (salário mínimo, seguro desemprego, tributação e política monetária) e variáveis macroeconômicas que possuem efeito redistributivo, indicando, assim, certas nuances na dinâmica da distribuição de renda e de sua relação com a atividade econômica. A hipótese do trabalho é que, por um lado, um forte efeito pass-through do câmbio para os preços atenuaria o caráter concentrador de renda de elevações da taxa de juros (devido à apreciação da moeda doméstica que segue e que tem efeito negativo sobre as margens de custos aplicadas aos preços e sobre a inflação) e, por outro lado, instrumentos de redistribuição de renda sob controle do governo também atuariam para desconcentrar a renda. Entretanto, essas variáveis e instrumentos afetariam de modo distinto os diferentes grupos, de modo que a magnitude do efeito de cada instrumento sobre a distribuição de renda e, por meio desta, sobre a atividade econômica estaria sujeita à estrutura social da economia. O entendimento do efeito distributivo das variáveis selecionadas e de sua interação durante e com o ciclo econômico pode auxiliar políticas públicas mais eficazes em conciliar crescimento econômico e redistribuição de renda. Ao considerar elementos importantes à economia brasileira, o estudo visa evidenciar mecanismos que podem operar em tal economia e, assim, subsidiar análises a respeito de instrumentos de política econômica que alterem a distribuição de renda e seu efeito sobre a atividade econômica nesta economia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERIONI, ENZO MATONO; ROLIM, LILIAN NOGUEIRA; OMIZZOLO, JULIA ALENCAR; VAN DE BILT SCHIOZER, NIKOLAS ALEXANDER. Monetary policy autonomy and foreign reserves accumulation in Brazil: a compensation view. CAMBRIDGE JOURNAL OF ECONOMICS, v. N/A, p. 20-pg., . (18/21762-0)
JOÃO P.C. SANTORO; LILIAN N. ROLIM. The Brazilian distributive conflict in the early 21st century and the role of the foreign sector. Investigación económica, v. 82, n. 325, p. 125-148, . (18/21762-0, 19/22413-1)
ROLIM, LILIAN N.; BALTAR, CAROLINA TRONCOSO; LIMA, GILBERTO TADEU. Income distribution, productivity growth, and workers' bargaining power in an agent-based macroeconomic model. JOURNAL OF EVOLUTIONARY ECONOMICS, v. N/A, p. 44-pg., . (19/22413-1, 18/21762-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROLIM, Lílian Nogueira. Income inequality, economic activity, and economic policy in an agent-based macroeconomic model. 2022. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.