Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalização acústica, sísmica e visual: investigando a comunicação multimodal em anuros neotropicais

Processo: 19/03170-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Luis Felipe de Toledo Ramos Pereira
Beneficiário:Guilherme Augusto Alves
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/25358-3 - O fungo quitrídio no Brasil: da sua origem às suas consequências, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/25109-1 - A coloração corpórea é uma pista visual que compõe a comunicação multimodal? investigando três espécies hylídeas,Boana albomarginata, Hyla cinerea, and h. versicolor, BE.EP.DR
Assunto(s):Comunicação animal   Bioacústica   Anura   Coloração

Resumo

A comunicação acústica é a forma mais difundida para transmissão de informações nas relações intraespecíficas em anuros. Além da acústica, vias alternativas de sinalização, como visual, tátil e química compõem o repertório comportamental dos anuros. Sabe-se que a sinalização visual, por exemplo, está presente em grande parte das espécies com atividade diurna e/ou reprodução em ambientes ruidosos. Nas últimas décadas, o número de registros de espécies noturnas que também utilizam a comunicação visual para sinalização nas atividades reprodutivas e agonísticas aumentou, na maioria das vezes em um contexto multimodal (também envolvendo comunicação acústica). Ademais, diversos componentes secundários, como, postura corporal, coloração ou movimentação dos sacos vocais podem carregar informações que serão interpretadas pelo receptor. Essas variantes comportamentais podem transmitir informações redundantes, que reforçam alguma característica, ou ainda prover informações complementares ou fundamentais para a comunicação da espécie. Além dos efeitos ambientais e intrínsecos ao indivíduo, o comportamento dos anuros pode ser influenciado por seus patógenos. Atualmente, o Batrachochytrium dendrobatidis é considerado um dos maiores responsáveis pelo declínio de populações de anfíbios, mas pouco se sabe sobre o efeito subletal desse fungo sobre a comunicação dos anuros. Assim, propomos o presente projeto sobre as funções e influências da/na comunicação multimodal em anuros. Para isso, investigaremos a comunicação multimodal em três espécies de anuros Neotropicais, Agalychnis callidryas, Boana albomarginata e Hylodes phyllodes, com enfoque especial para a função da coloração corpórea como sinalizador visual e indicativo de características físicas, em conjunto com os outros modos de comunicação nas relações intraespecíficas; além de investigar a influência do ruído abiótico e da infecção por Bd nas diferentes vias de comunicação, contribuindo para o entendimento da variação na comunicação animal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DENA, SIMONE; REBOUCAS, RAONI; AUGUSTO-ALVES, GUILHERME; ZORNOSA-TORRES, CAMILA; PONTES, MARIANA RETUCI; TOLEDO, LUIS FELIPE. How much are we losing in not depositing anuran sound recordings in scientific collections?. BIOACOUSTICS-THE INTERNATIONAL JOURNAL OF ANIMAL SOUND AND ITS RECORDING, JUN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.