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Treinamento online para prevenção de ideação suicida e sintomas depressivos em estudantes de Medicina: um ensaio clínico randomizado controlado

Processo: 18/21480-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Jair de Jesus Mari
Beneficiário:Karina Pereira Lima
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Estudantes de medicina   Ideação suicida   Depressão   Ensaio clínico controlado aleatório   Modelos de assistência à saúde   Estudos multicêntricos

Resumo

Apesar da alta prevalência de sintomas depressivos e ideação suicida entre estudantes de Medicina, estudos recentes sugerem que menos de um quarto dos estudantes com depressão recebem algum tipo de apoio psicológico. Entre os principais obstáculos à utilização de serviços de apoio, os estudantes destacam a falta de tempo, estigma associado ao uso de serviços de saúde mental, preocupações sobre a confidencialidade, falta de acesso conveniente à serviços de apoio e custos financeiros. Considerando a necessidade de reduzir tais barreiras, propõe-se a realização de um estudo de pós-doutorado que tem por objetivo construir e avaliar a eficácia de uma ferramenta de treinamento online para redução de sintomas depressivos e prevenção de ideação suicida entre estudantes de medicina com indicadores de risco sistematicamente avaliados. Trata-se de um estudo multicêntrico, tendo como delineamento a realização de um ensaio clínico randomizado controlado. O projeto incluirá estudantes de Medicina cursando o segundo ano letivo de quatro escolas médicas brasileiras. Estudantes que apresentarem indicativo de sintomas depressivos na avaliação da linha de base serão randomizados em dois grupos (grupo de intervenção e grupo-controle). Durante cinco semanas, o grupo de intervenção completará cinco módulos (um por semana) da ferramenta de treinamento online, ao passo que os participantes do grupo-controle receberão um e-mail por semana contendo informações sobre estresse e saúde mental de estudantes de medicina, assim como informações sobre onde procurar ajuda profissional. Instrumentos de auto relato aferidos para a população brasileira serão utilizados para as avaliações da linha de base e para as medidas de pós-teste e follow-up de três e seis meses após a intervenção. Utilizar-se-á a análise de dados por intenção de tratar, com última observação levada adiante. Espera-se construir e avaliar a eficácia de uma ferramenta online, gratuita, anônima, de fácil acesso e disseminação para auxiliar na redução de sintomas depressivos e prevenção de ideação suicida entre estudantes de Medicina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA-LIMA, KARINA; MATA, DOUGLAS A.; LOUREIRO, SONIA R.; CRIPPA, JOSE A.; BOLSONI, LIVIA M.; SEN, SRIJAN. Association Between Physician Depressive Symptoms and Medical Errors A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA NETWORK OPEN, v. 2, n. 11 NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

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