Bolsa 19/05867-9 - Células matadoras naturais, Imunomodulação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da lectina ArtinM em células B e NK

Processo: 19/05867-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Thiago Aparecido da Silva
Beneficiário:Bruno Rafael Barboza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Células matadoras naturais   Imunomodulação   Lectinas   Neutrófilos   Macrófagos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ArtinM | Células B | células NK | Imunomodulação | Lectina | Glicobiologia

Resumo

A lectina ArtinM, obtida a partir do extrato salino de sementes de Artocarpus heterophyllus, reconhece Man± 1-3 (Man± 1-6) Man presente em N-glicanas. Esse mecanismo é utilizado por ArtinM para induzir a ativação de neutrófilos e macrófagos, por meio do reconhecimento de TLR2/CD14, e a ativação de células T, via interação com CD3. A atividade imunomoduladora de ArtinM sobre essas células demonstra um efeito protetor contra a infecção por patógenos intracelulares. Relatamos o efeito de ArtinM na ativação de células B de maneira independente de TLR2/CD14. A atual proposta ampliará o conhecimento do efeito de ArtinM sobre células B na atividade imunomoduladora desencadeada pela lectina. A proposta incluirá a avaliação do efeito de ArtinM sobre células NK, que atua na resposta imunitária contra infecções fúngicas, e a administração in vivo de ArtinM foi capaz de induzir proteção frente a paracoccidioidomicose e candidíase. Dessa forma, propomos investigar in vitro os efeitos diretos de ArtinM em células B e NK através da mensuração da produção de citocinas e quimiocinas, expressão de moléculas de ativação de superfície celular, expressão relativa de marcadores de diferenciação celular e secreção de grânulos citotóxicos. Além disso, avaliar os glicoalvos de ArtinM em células B e NK através dos ensaios de imunoblot e competição funcional. O efeito in vivo de ArtinM sobre células B e NK será avaliado a partir de células esplênicas de camundongos naive que receberam ArtinM. Nossa proposta demonstrará a atuação de células B e NK na atividade imunomoduladora de ArtinM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOZA, BRUNO RAFAEL; THOMAZ, SANDRA MARIA DE OLIVEIRA; DE CARVALHO, AIRTON; ESPREAFICO, ENILZA MARIA; MIYAMOTO, JACKSON GABRIEL; TASHIMA, ALEXANDRE KEIJI; CAMACHO, MAURICIO FROTA; ZELANIS, ANDRE; ROQUE-BARREIRA, MARIA CRISTINA; DA SILVA, THIAGO APARECIDO. ArtinM Cytotoxicity in B Cells Derived from Non-Hodgkin's Lymphoma Depends on Syk and Src Family Kinases. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 24, n. 2, p. 24-pg., . (16/04877-2, 18/18538-0, 18/21708-5, 19/05867-9, 17/20106-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOZA, Bruno Rafael. Efeito da lectina ArtinM em células B de origem murina e células de linhagem humana de linfoma não-Hodgkin. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.