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Trânsito de ideias sobre arte, raça e etnicidade entre Salvador e Nova York na implementação de um mercado local de arte moderna

Processo: 19/02513-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 09 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Silvana Barbosa Rubino
Beneficiário:Bruno Pinheiro
Supervisor no Exterior: Edward Joseph Sullivan
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : New York University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/08998-1 - A invenção da arte afro-brasileira: a participação da cultura material das classes populares negras no sistema moderno de arte de Salvador (1947-1957), BP.DR
Assunto(s):Arte moderna   Arte afro-brasileira   História social da arte   Relações raciais

Resumo

Este projeto visa investigar o intercâmbio de idéias sobre arte, raça e etnicidade entre Salvador e Nova York durante a implementação de um mercado de arte moderna local em Salvador. Para tanto, irei analisar documentos referentes às experiências de vários agentes em trânsito entre essas duas cidades e desenvolverei uma pesquisa bibliográfica sobre trabalhos produzidos na última década referentes as relações raciais na Bahia e sobre as aproximações entre arte e relações raciais. No Schomburg Center for Research in Black Culture, nos National Anthropological Archives (National Museum of Natural History) e na Howard University Paper Division, vou procurar por fotografias e descrições escritas da cultura material negra de Salvador, feitas pelos antropólogos Ruth Landes, Melville J. e Frances S. Herskovits e o sociólogo E. Franklyn Frazier, durante seus trabalhos de campo em Salvador. Vou investigar os debates sobre arte, raça e etnicidade com os quais o museólogo José Valladares teve contato durante sua estada de um ano em Nova York. Eu farei isso, desenvolvendo a análise de documentos em seus registros no Rockefeller Archive Center, a instituição que patrocinou sua estadia; seus registros acadêmicos nos Arquivos da New York University; seus registros de trabalho no Brooklyn Museum Archives; e os catálogos das exposições que aconteceram na cidade visitadas por ele. Também investigarei os documentos referentes às duas passagens do curador-chefe do MoMA, René d'Harnoncourt, no Brasil nos arquivos do MoMA e dos National Archives of Art, relacionando-as com suas idéias e práticas sobre arte, raça e etnia. Colocarei em relação todos os dados coletados com a pesquisa bibliográfica que desenvolverei nas bibliotecas da NYU, Columbia University e NYPL.