Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteoglicanos de sulfato de heparano como reguladores do tônus vascular

Processo: 19/06653-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 20 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Beneficiário:Simone Regina Potje
Supervisor: Andreia Zago Chignalia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Arizona, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/21239-0 - Estrutura da caveola e sua modulação pelo glicocálice e o processo de mecanotransdução na hipertensão essencial, BP.PD
Assunto(s):Cálcio   Biologia vascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calcium | Glycocalyx | Glypican-1 | Syndecan-1 | Biologia Vascular

Resumo

O glicocálice é conhecido como regulador da atividade da eNOS e, portanto, um regulador da produção de NO. Fizemos a descoberta inédita de que animais knockout para glypican-1 e syndecan-1, componentes do glicocálice, têm vasodilatação e vasoconstrição dependentes do endotélio prejudicados. Estes efeitos são mais significantes no animal knockout para glypican-1 (Gpc-1 -/-) quando comparado ao knockout de syndecan-1 (Sdc-1 -/-) e, portanto, a nossa hipótese é que o glypican-1 (Gpc-1) é o principal proteoglicano atuando como um modulador de tônus vascular. Além disso, a ausência de Gpc-1 e Scd-1 altera a dinâmica do cálcio nas células vasculares por mecanismos desconhecidos. Desta maneira, buscamos avaliar a contribuição relativa de Gpc-1 e Sdc-1 para a regulação do tônus vascular e buscar os mecanismos que resultam em alterações na dinâmica do cálcio em células vasculares resultando em vasoconstrição prejudicada. Vamos explorar como a vasoconstrição prejudicada pode estar relacionada ao controle da pressão arterial nesses camundongos knockout. Serão utilizados neste estudo camundongos knockout de Syndecan-1 (Sdc-1 -/-), knockout de Glypican-1 (Gpc-1 -/-) e seus controles (CD1 será usado como controle para Gpc-1 -/- e C57BL6 será usado como controle para Sdc-1 -/-). Vamos promover o silenciamento de Gpc-1 nos anéis aórticos de Sdc-1 -/-, silenciar Sdc-1 nos anéis aórticos de Gpc-1 -/- e resgatar a expressão de Gpc-1 e Sdc-1 nos anéis aórticos do knockout globais. Vamos realizar experimentos de reatividade vascular e avaliar a resposta miogênica através de miógrafo pressurizado. Além disso, a fluorescência de cálcio será avaliada em células isoladas de anéis aórticos por meio de microscopia confocal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POTJE, SIMONE R.; BENDHACK, LUSIANE MARIA; TOSTES, RITA DE CASSIA; DULL, RANDAL; CARVALHO-DE-SOUZA, JOAO; CHIGNALIA, ANDREIA. Heparan Sulfate Proteoglycans Modulate Calcium Storage and Mobility in Aortic Rings. Free Radical Biology and Medicine, v. 145, p. 1-pg., . (18/01853-0, 19/06653-2, 16/21239-0)
POTJE, SIMONE R.; ISBATAN, AYMAN; TOSTES, RITA C.; BENDHACK, LUSIANE M.; DULL, RANDAL O.; CARVALHO-DE-SOUZA, JOAO L.; CHIGNALIA, ANDREIA Z.. Glypican 1 and syndecan 1 differently regulate noradrenergic hypertension development: Focus on IP3R and calcium. PHARMACOLOGICAL RESEARCH, v. 172, . (19/06653-2, 18/01853-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.