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Diversidade familiar nas escolas de São Paulo: raça-etnia e religiosidade

Processo: 19/09293-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Vera Silvia Facciolla Paiva
Beneficiário:Marcelo Jardim dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Etnografia   Família   Religiosidade   Relações étnicas e raciais   Ação preventiva   Promoção da saúde   Violência escolar

Resumo

O objetivo deste estudo e bolsa IC é descrever os sentidos que professores e alunos de ensino médio atribuem à diversidade de composição familiar, étnico-racial e religiosa e à educação preventiva de IST/AIDS e violência na escola. O conteúdo deste estudo etnográfico será interpretado, depois de análise temática, a partir da noção de interseccionalidade e na perspectiva de direitos humanos que informa o temático. O bolsista integrará a miniequipe que fará o acompanhamento cotidiano e a coleta de dados no estudo preliminar da pesquisa temática (#2017_2590-2) em escolas que irão compor o universo de escolas a serem sorteadas para a intervenção na região de Heliópolis (São Paulo). Em suas atividades acompanhará (1) o processo de consentimento da escola para integrar o IC/Ensino-Médio da USP (IC-EM, edital 2019); (2) a capacitação em metodologia e ética da pesquisa dos alunos incluídos, então, como bolsistas e voluntários de IC-EM; (3) em colaboração com esses alunos em IC-EM, a etnografia dos serviços de saúde frequentados pelos colegas da comunidade escolar; (4) a aplicação da 1ª parte (sóciodemográfica) do questionário da pesquisa temática que será realizada pelos IC-EM junto aos alunos de suas escolas nesse estudo preliminar sobre a diversidade religiosa, étnico-racial e familiar da comunidade escolar; (5) a aplicação-piloto junto aos bolsistas IC-EM do questionário completo da pesquisa temática.