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Conhecimentos e concepções sobre abuso sexual de licenciandos do curso de pedagogia da UNESP: ingressantes e concluintes

Processo: 19/07548-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Igor Seidi Takata
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Delitos sexuais   Prevenção da violência sexual   Formação de professores

Resumo

O projeto de pesquisa de IC abordará o tema da formação inicial de professores relativa à temática da violência sexual contra crianças e adolescentes, que ainda atinge parcelas significativas da população infanto-juvenil no Brasil. Considerando a necessidade de ações de enfrentamento (prevenção e encaminhamento) ao abuso sexual em espaços escolares e as dificuldades dos profissionais da educação em lidarem com esse tema, elaboramos o presente projeto. Seu objetivo geral é verificar a compreensão que discentes ingressantes e concluintes do curso de licenciatura, futuros pedagogos possuem em relação à temática da violência sexual, mais especificamente sobre abuso sexual, para identificarmos as lacunas de sua formação e propor estratégias de formação inicial que as contemplem. Serão convidados a participarem da pesquisa discentes ingressantes e concluintes do Curso de Pedagogia da UNESP. Do ponto de vista metodológico, utilizaremos um questionário elaborada pera este estudo, com alternativas de múltiplas escolhas, auto-aplicado, cujas questões versam sobre o tema em questão. Serão convidados a participar da pesquisa, todos os alunos ingressantes do curso de licenciatura em 2019, períodos matutino e noturno, bem como todos os concluintes do curso nos mesmo ano. Os resultados serão tabulados no software SPSS, e analisados quantitativamente por meio de análises estatísticas e qualitativamente. Acreditamos que os resultados nos auxiliarão na compreensão das dificuldades dos futuros profissionais da educação, formados em Pedagogia, em abordar o tema nas escolas, bem como dos caminhos para uma formação inicial, visando capacitá-los para intervir na área da prevenção da violência sexual e encaminhamento das crianças expostas a tal condição, com maior e segurança e conhecimento, sendo capazes de atuar como agentes de proteção na sua vida.

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