Busca avançada
Ano de início
Entree

Citotaxonomia, estudo do ciclo biológico e caracterização da curva de fertilidade de Rhodnius marabaensis (Hemiptera, Triatominae)

Processo: 18/23846-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Kaio Cesar Chaboli Alevi
Beneficiário:Nicoly Olaia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Triatominae   Entomologia médica

Resumo

A doença de Chagas é uma doença negligenciada que atinge cerca de oito milhões de pessoas. A principal forma de transmissão é vetorial, por meio dos triatomíneos. O controle desses insetos hematófagos é fundamental para minimizar as novas incidências de chagásicos, sendo as pesquisas voltadas a taxonomia, biologia e aos hábitos dos triatomíneos de grande importância epidemiológica. Rhodnius marabaensis Souza et al., 2016 (Hemiptera, Triatominae), é uma espécie endêmica da região Norte do Brasil (encontrada no estado do Pará) que foi descrita recentemente e, consequentemente, requer novos estudos que possibilitem conhecer a biologia desse vetor e que auxiliem na correta classificação pelos programas de controle de vetores, pois o único trabalho presente na literatura é a descrição da nova espécie de Rhodnius. Diante dessa constatação, o presente projeto tem como objetivo caracterizar citotaxonomicamente R. marabaensis, bem como estudar o ciclo biológico desse triatomíneo, incluindo observação diária para verificação da curva de fertilidade. Os espécimes utilizados serão provenientes da colônia de R. marabaensis (CTA 284) mantida no Insetário de Triatominae da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara (FCFAR/UNESP), desde maio de 2014. Para a caracterização citogenética, serão utilizados cinco exemplares machos adultos e os resultados serão descritos com foco citotaxonômico (comparando com todas as espécies do gênero Rhodnius). Para o estudo do ciclo biológico e a caracterização da curva de fertilidade, serão utilizados 15 exemplares fêmeas e 15 machos que ficarão mantidos em recipientes separados por casal. A análise será diária, e a contagem de ovos será realizada concomitante à análise da taxa de nascimento e de mortalidade dos insetos. Os resultados serão organizados em planilhas do Excel 2013, e as análises estatísticas efetuadas por meio do programa GraphPad Instat Demo, versão 3.06 for Windows. Esses resultados contribuirão para a epidemiologia da doença de Chagas, pois embora não existam relatos de R. marabaensis infectado com Trypanosoma cruzi, todos os triatomíneos são considerados como potenciais vetores da doença de Chagas.