Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização geoquímica dos mudbelts sul do Brasil a partir da análise de sedimentos por fluorescência de raios-X (XRF) e espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES)

Processo: 19/07093-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Rubens Cesar Lopes Figueira
Beneficiário:Caroline Aparecida Pereira Dias
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/17763-2 - Mudbelts do Sul e Sudeste do Brasil: implicações sobre as influências antrópicas no ambiente marinho, AP.TEM
Assunto(s):Geoquímica   Plataforma continental   Sedimentos   Depocentros   Lamas   Metais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:geoquímica marinha | Icp-Oes | mudbelts | Plataforma Continental | Sedimentos | Xrf | Química Marinha

Resumo

As plataformas continentais são extensões submersas dos continentes, onde predominam relevos planos de natureza essencialmente sedimentar. Desempenham um papel importante no ciclo do carbono, se destacam pelas atividades econômicas importantes que podem ser realizadas na região e atuam como compartimento integrador de nutrientes e componentes potencialmente poluentes. Nas plataformas continentais podem ser encontrados depósitos de lama, que apresentam uma grande variabilidade geométrica e arquitetônica. Mudbelts são um tipo de depocentro de lama, confinados e alongados, com acumulação de sedimentos que ocorre por dispersão a partir da fonte. Substâncias antropogênicas e poluentes orgânicos e inorgânicos podem ser encontrados adsorvidos ao sedimento fino dos Mudbelts. Assim, estes depocentros são de grande importância para relatar influência antrópica e mudanças ambientais. Na plataforma continental do Sul do Brasil há ocorrência de depocentros do tipo mudbelts, e diversos estudos então em andamento, embora nenhum com o objetivo de descrever a distribuição de metais na região. Este projeto traz como proposta realizar uma caracterização geoquímica de metais nos mudbelts do Sul do Brasil, a partir da análise por fluorescência de raios-X (XRF) e espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) e então uma avaliação ambiental a partir de análises estatísticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, CAROLINE APARECIDA PEREIRA; KIM, BIANCA SUNG MI; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES; FERREIRA, PAULO ALVES LIMA; DA SILVA, SHEILA CARDOSO; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH; BICEGO, MARCIA CARUSO. Geochemical characterization and assessment of contamination in mud depocenters from the southern Brazilian shelf. CONTINENTAL SHELF RESEARCH, v. 257, p. 12-pg., . (21/00940-0, 15/17763-2, 19/07093-0)