Busca avançada
Ano de início
Entree

Os arquivos da professora Alda Lodi: as apropriações estadunidenses para a constituição de uma nova matemática no ensino e na formação de professores

Processo: 19/04525-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Ana Cristina Santos Matos Rocha
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15751-2 - A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, AP.TEM
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   Matemática   Ensino de matemática

Resumo

Alda Lodi foi personagem importante no magistério mineiro e no panorama das trocas internacionais e circulação de modelos pedagógicos entre os EUA e o Brasil. Normalista, estagiou no Teachers College da Columbia University e teve participação ativa na Escola de Aperfeiçoamento, em Belo Horizonte. Já existem alguns estudos sobre a trajetória desta professora, bem como referências sobre as suas contribuições ao ensino de matemática. No entanto, há necessidade de investigações no Arquivo Pessoal Alda Lodi, em Belo Horizonte, Minas Gerais, de modo que seja possível analisar mais cuidadosamente os processos sistematizados por esta professora, que tiveram repercussão na formação de professores, na trajetória de elaboração de uma matemática para ensinar. Os(as) candidatos(as) ao pós-doutoramento devem evidenciar em seu currículo acadêmico produções no âmbito da história da educação matemática. A pesquisa exigirá do(a) selecionado(a) estágios em Belo Horizonte (MG) para trabalho com o acervo de Alda Lodi, bem como no GHEMAT-SP, em São Paulo, para participação em reuniões com os demais pesquisadores do referido Projeto Temático.