Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepção e desenvolvimento de estratégia lúdico-educativa para a abordagem violência de gênero entre jovens brasileiros

Processo: 19/10082-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Rebeca Nunes Guedes de Oliveira
Beneficiário:Elisa Maria Curci Grec Huertas
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/07389-4 - Concepção e desenvolvimento de estratégia lúdico-educativa para a abordagem violência de gênero entre jovens brasileiros, AP.R
Assunto(s):Violência (criminologia)   Violência de gênero   Estudos de gênero   Jovens   Jogos educativos

Resumo

O estudo propõe o desenvolvimento de estratégia lúdico-educativa no formato de jogo de tabuleiro voltado para a abordagem da violência de gênero junto à população jovem. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver e validar uma tecnologia lúdica enquanto estratégia comunicacional e educativa, ambientada em um jogo de tabuleiro, que favoreça a interação, a problematização da realidade e a reflexão crítica sobre a violência de gênero entre jovens. Os objetivos específicos são: 1- Proceder à construção de uma base teórico-conceitual e metodológica para subsidiar o desenvolvimento da investigação que articule tecnologias lúdico-educativas com violência, gênero e geração; 2- Identificar as percepções de jovens sobre gênero e violência em diferentes contextos educativos; 3- Mapear as práticas comunicacionais e educativas, assim como alternativas de abordagem de enfrentamento da violência entre jovens, passíveis de serem potencializadas pela implantação de jogos; 4- Caracterizar o público-alvo quanto aos jogos de interesse e diversas mídias que consomem, com as quais convivem e se relacionam; 5- Elaborar a concepção teórica, as regras e as cartas do jogo a partir dos conteúdos produzidos na fase exploratória do estudo à luz referencial teórico sobre promoção da equidade de gênero e o enfrentamento da violência de gênero entre jovens; 6- Desenvolver, avaliar e validar os conteúdos das cartelas e a jogabilidade da estratégia lúdico-educativa materializada em um jogo de tabuleiro. Estudo de casos múltiplos, exploratório, descritivo, com métodos mistos de produção dos dados a partir da triangulação de estratégias: Oficinas de Trabalho, observação não participante, revisão narrativa e entrevistas em profundidade. Para análise dos dados qualitativos, o estudo contará com o suporte do Software WebQDA e analisados segundo a propositura da análise de discurso. A metodologia do estudo divide-se em suas etapas ou subprojetos: a primeira constitui uma fase exploratória e a segunda a etapa de concepção e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, fundamentado na primeira etapa da pesquisa. Espera-se que o produto final do presente estudo possa favorecer a aprendizagem inventiva e a reflexão crítica acerca da violência de gênero e dos aspectos que a determinam, no sentido de contribuir para a prevenção e enfrentamento do fenômeno entre jovens brasileiros.