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Avaliação da velocidade de escrita manual de escolares com dislexia do subtipo visual, fonológico e misto

Processo: 19/05348-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Natália Lemes dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Dislexia   Escrita manual   Crianças em idade escolar   Aprendizagem escolar   Rendimento escolar   Avaliação da aprendizagem

Resumo

O presente projeto de pesquisa terá como objetivos caracterizar o desempenho da velocidade de escrita manual, considerando a legibilidade, de escolares com dislexia nos subtipos visual, mista e fonológica e comparar com o desempenho de escolares com bom desempenho acadêmico. Será aplicada a versão traduzida e adaptada do Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH), composto por 5 tarefas, a saber: Melhor cópia, escrita do alfabeto, Cópia rápida de uma frase, Gráfico rápido e Escrita livre temática. Participarão 60 escolares, de ambos os gêneros e na faixa etária de 09 anos a 16 anos e 11 meses de idade, divididos em quatro grupos, sendo GI: 10 escolares com dislexia do subtipo fonológico, GII: 10 escolares com dislexia do subtipo visual, GIII: 10 escolares com dislexia do subtipo misto e GIV: 30 escolares com bom desempenho acadêmico. Os escolares com diagnóstico de dislexia serão provenientes do Centro Especializado em Reabilitação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - CER/FFC/UNESP- Marília-SP (Brasil), enquanto que os escolares com bom desempenho acadêmico serão selecionados de um banco de amostras de escrita previamente coletados, os quais deverão ser pareados de acordo com gênero e idade dos escolares com dislexia. Após aplicação do procedimento serão analisados estatisticamente os escores encontrados em cada uma das tarefas propostas para cada grupo estudado, para então caracterizar e comparar os grupos quanto à velocidade da escrita manual.