Diversidade familiar, étnico-racial, religiosa e de gênero nas escolas de Sorocaba
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 19/11745-3 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de junho de 2019 |
Vigência (Término): | 31 de maio de 2020 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social |
Pesquisador responsável: | Vera Silvia Facciolla Paiva |
Beneficiário: | Amanda Lungov Brunelli |
Instituição-sede: | Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens as IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM |
Assunto(s): | Direitos humanos Violência escolar Relações étnicas e raciais Discriminação racial Discriminação sexual Religiões Relações familiares Inquéritos e questionários |
Resumo O objetivo deste estudo é descrever os sentidos que alunos de ensino médio atribuem à discriminação e educação preventiva da violência na escola, a partir da compreensão da diversidade de composição familiar, étnico-racial e religiosa. Buscará, dessa forma, compreender se eles fazem alguma relação entre a violência (entre eles, na escola, ou entre parceiros) e a discriminação racial, sexual, religiosa ou baseada nas estruturas familiares. O conteúdo deste estudo de inspiração etnográfica será interpretado a partir da perspectiva multicultural de direitos humanos. A bolsista integrará a miniequipe que fará a etnografia de processo com os agentes jovens, a partir do acompanhamento cotidiano e a coleta de dados, no estudo preliminar da pesquisa temática (#2017_2590-2) em escolas que irão compor o universo de escolas a serem sorteadas para a intervenção na região do Jardim Ângela (São Paulo). Em suas atividades acompanhará (1) o processo de consentimento da escola para integrar o IC/Ensino-Médio da USP (IC-EM, edital 2019); (2) a capacitação em metodologia e ética da pesquisa dos alunos incluídos, então, como bolsistas e voluntários de IC-EM; (3) em colaboração com esses alunos em IC-EM, a etnografia dos serviços de saúde frequentados pelos colegas da comunidade escolar; (4) a aplicação da 1ª parte (sociodemográfica) do questionário da pesquisa temática que será realizada pelos IC-EM junto aos alunos de suas escolas nesse estudo preliminar sobre a diversidade religiosa, étnico-racial e familiar da comunidade escolar; (5) a aplicação-piloto junto aos bolsistas IC-EM do questionário completo da pesquisa temática. | |