Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução, adaptação transcultural e estudo psicométrico dò Inventário de Personalidade Pará o DSM-5 (PID-5)

Processo: 18/11662-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Flávia de Lima Osório
Beneficiário:Ana Maria Barchi Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Personalidade   Validade   Psicometria   Confiabilidade   Escalas

Resumo

A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) apresenta um Modelo Alternativo para os Transtornos da Personalidade, que aborda o funcionamento da personalidade por meio dos traços. Para testar o novo modelo dimensional do entendimento da personalidade em seus domínios e facetas, foi proposta uma nova ferramenta de avaliação dimensional para os traços não adaptativos de personalidade, o Inventário de Personalidade para o DSM-5 (Personality Inventory for DSM-5, PID-5). O PID-5 apresenta excelentes qualidades psicométricas e vem sendo utilizado em várias culturas. Até o momento não fora traduzido e avaliado sob a perspectiva psicométrica para o português do Brasil. Objetiva-se apresentar o processo de adaptação transcultural do PID-5 para o nosso contexto e estudar suas qualidades psicométricas de validade e confiabilidade. O estudo será dividido em duas fases distintas: a) Fase 1 - Processo de tradução e adaptação do PID-5: será realizada a tradução por três tradutores independentes, síntese das traduções por dois juízes, retrotradução por pesquisador bilíngue experiente, avaliação pelo Comitê de Especialistas composto por cinco peritos e submissão ao autor/editora do artigo original para avaliação final; b) Fase 2 - Estudo psicométrico do PID-5: amostra composta por 2200 indivíduos da população geral. Será analisada a consistência interna (alfa de Cronbach), validade concorrente e divergente (tendo por referência o instrumento Inventário de Personalidade NEO Revisado), análise fatorial confirmatória e confiabilidade teste-reteste. Os dados serão coletados individualmente e analisados por meio do programa estatístico IBM SPSS, adotando-se para todas as análises, nível de significância de p d 0,05.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARCHI-FERREIRA, ANA MARIA; OSORIO, FLAVIA L. The Personality Inventory for DSM-5: Psychometric Evidence of Validity and Reliability-Updates. HARVARD REVIEW OF PSYCHIATRY, v. 28, n. 4, p. 225-237, JUL-AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.