Busca avançada
Ano de início
Entree

O programa de necessidades na arquitetura escolar e o auxílio da realidade aumentada

Processo: 18/15863-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Daniel de Carvalho Moreira
Beneficiário:Larissa Negris de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processo de projeto   Realidade aumentada   Edifícios   Escolas   Arquitetos   Pesquisa científica

Resumo

O programa arquitetônico, como etapa analítica, discute características gerais do projeto que terão grande impacto na solução final. Na arquitetura escolar, importantes informações são os Parâmetros de Projeto (PPs) e as diretrizes. O conhecimento desses elementos, desde o programa, pelos profissionais de arquitetura, é essencial, e sua visualização por meio de representações gráficas auxilia neste processo. Nesse sentido, o uso da Realidade Aumentada (RA) pode ampliar a compreensão das informações, possibilitando novos meios de interpretação. O objetivo geral é compreender a representação gráfica de informações relacionadas ao programa arquitetônico de edifícios educacionais e sua inserção em RA. Para tanto, pretende-se analisar a representação gráfica dos PPs e diretrizes de escolas em RA e avaliar a interação de arquitetos com a ferramenta e os modelos gerados. O desenvolvimento de uma aplicação de RA é proposto para investigar estes aspectos. Testes com arquitetos com experiência em projetos escolares serão realizados. Esse estudo tem caráter exploratório-descritivo e metodologia baseada no Design Science Research. A análise dos resultados será feita qualitativamente, pelas observações relacionadas ao desenvolvimento das representações gráficas em RA e sobre o aplicativo criado. Os resultados esperados são a tradução (representação) de PPs e diretrizes escolares na RA e a maneira como essa ferramenta pode ser associada ao programa arquitetônico com a inserção destes conceitos, além da própria aplicação de RA. A pesquisa contribuirá para o avanço na área de representação gráfica arquitetônica dando suporte ao progresso do uso de tecnologia RA na arquitetura, desde os primeiros estágios do desenvolvimento do projeto. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.