Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando o impacto de mudanças climáticas na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo através de modelagem preditiva com espécies de Euphorbiaceae

Processo: 19/09237-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Inês Cordeiro
Beneficiário:Otávio Luis Marques da Silva
Instituição-sede: INST PESQUISAS AMBIENTAIS/SIMA
Vinculado ao auxílio:17/50341-0 - Desafios para conservação da biodiversidade frente às mudanças climáticas, poluição e uso e ocupação do solo (PDIp), AP.PDIP
Assunto(s):Euphorbiaceae

Resumo

As mudanças climáticas representam importante ameaça para a biodiversidade do planeta. Isso é especialmente agravado em grandes centros urbanos, que concentram elevada população. Como resultado, temos ameaças por especulação imobiliárias, legislação inadequada e descumprida, extração ilegal de recursos florestais, mal gerenciamento do lixo urbano e diversas formas de poluição, e neste contexto se insere a região metropolitana de São Paulo. Apesar das fortes ameaças, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo representa um importante passo em direção a conservação da biodiversidade encontrada na região. Modelagem de nicho ecológico e de distribuição de espécies são as principais ferramentas para inferir o impacto das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, porém necessitam de bancos de dados extensos e checado por especialistas. Neste sentido, o presente projeto visa consolidar o conhecimento de espécies de Euphorbiaceae encontradas na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e então, a partir de uma banco de dados consolidado, aplicar técnicas de modelagem de distribuição de espécies em táxons selecionados para inferir possíveis mudanças em sua distribuição geográfica e, assim, fornecer dados para a elaboração de políticas públicas com foco em conservação da biodiversidade no Estado de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VITARELLI, NARAH COSTA; SOMAVILLA, NADIA; FERRARI, FLAVIA BONIZOL; REZENDE E SILVA, MATHEUS; SOARES, ESTER MOREIRA; MARQUES DA SILVA, OTAVIO LUIS; RIINA, RICARDA. The Amazonian Croton mollis (Euphorbiaceae): morphology and leaf anatomy help to understand its preference for the extreme igap ` o habitat. FLORA, v. 281, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.
MARQUES DA SILVA, OTAVIO LUIS; BRAUN, PIERRE; RIINA, RICARDA; CORDEIRO, INES. Three new species of Euphorbia subgenus Chamaesyce (Euphorbiaceae) endemic to Brazil. EUROPEAN JOURNAL OF TAXONOMY, v. 733, p. 72-86, JAN 26 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.