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O desenvolvimento do pensamento algébrico do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições da teoria da objetivação

Processo: 19/07154-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de agosto de 2019
Vigência (Término): 02 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vanessa Dias Moretti
Beneficiário:Vanessa Dias Moretti
Anfitrião: Luis Radford
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Laurentian University, Sudbury Campus, Canadá  
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores

Resumo

A pesquisa no exterior tem por objetivo a apropriação de metodologia de análise de dados de pesquisa fundamentada na Teoria da Objetivação (RADFORD, 2015) a partir da expertise desenvolvida pelo PhD. Luis Radford no Laboratory of Research on Cultural Semiotics and Mathematical Thinking, junto à École des sciences de l'éducation, na Laurentian University. Os dados a serem analisados foram coletados como parte da pesquisa em andamento no Brasil e que tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais ao se envolverem coletivamente na resolução de situações desencadeadoras de ensino de noções algébricas. A análise dos dados supervisionada será fundamentada na Teoria da Objetivação, com o apoio das ferramentas tecnológicas no centro de pesquisa no exterior para o de tratamento de dados. Os vídeos serão analisados em busca de cenas que permitam a análise comparativa das estratégias de resolução das atividades propostas, bem como diferentes manifestações orais, gestos e expressões que possam indicar indícios do movimento de desenvolvimento do pensamento algébrico dos professores. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam com a fundamentação e organização da metodologia de pesquisas que dialoguem com a perspectiva histórico-cultural e, de forma mais específica, que contribuam para a compreensão dos processos de desenvolvimento do pensamento algébrico de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.