Busca avançada
Ano de início
Entree

Meio inovador: uma análise da incubadora de empresa de base tecnológica de São José do Rio Preto

Processo: 19/07135-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serafim Gomes
Beneficiário:Gabriel Mendes Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia econômica   Geografia da inovação   Desenvolvimento regional   Empresas de base tecnológica   Incubadora de empresas   Tecnologias da informação e comunicação   São José do Rio Preto (SP)

Resumo

Incubadoras de empresas têm como objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos em que futuramente consigam sua dependência e lucratividade. No Brasil segundo os dados da ANPROTEC, existem 369 incubadoras de empresas em todo o território nacional, visto que a relação entre as empresas incubadas e graduadas, e o desenvolvimento local, pode ser reafirmado a partir de uma análise desses empreendimentos, que demonstram sua importância nesses pequenos negócios para o desenvolvimento local, no qual a quantidade de empregos gerados por empreendimento representa um total de 93,6% das empresas incubadas que geram até 9 empregos. Essas estruturas estão relacionadas ao debate da inovação, que é base da mudança na economia capitalista. O Brasil possui entidades que auxiliam e dão apoio para os objetivos das incubadoras como a ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e o PNI (Programa Nacional de Apoio de Incubadoras de Empresas). Este projeto tem como objetivo compreender a formação, a dinâmica territorial do conhecimento, as relações de interação/cooperação do centro incubador de empresa de base tecnológica do município de São José do Rio Preto, tendo destaque o setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).