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Narrativa oral de história de gêmeos

Processo: 18/26713-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Kriscia Gobi Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Desenvolvimento infantil   Desenvolvimento da linguagem   Narrativa oral   Gêmeos monozigóticos   Estudo em gêmeos   Estatística descritiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | Gêmeos | Linguagem | Narração | Linguagem

Resumo

A aquisição e desenvolvimento de habilidades narrativas são influenciadas tanto por fatores neurobiológicos quanto sociais e culturais. Ao longo dos anos, vários estudos têm sido realizados com gemelares por ser um modelo interessante para elucidar as bases neurobiológicas da linguagem e a sua interação com o ambiente. O presente estudo propõe investigar o desempenho de pares de gêmeos monozigóticos e dizigóticos em tarefas de compreensão e produção de narrativas orais. No estudo deseja-se explorar quais os fatores têm maior influência na narrativa oral; se é o fator genético e ambiental (gêmeos MZ) ou somente o fator ambiental (gêmeos DZ). A favor da hipótese genética, espera-se encontrar desempenho semelhante entre os gêmeos monozigóticos, uma vez que os mesmos compartilham de mesma carga genética e ambiente (sociocultural, acadêmico e familiar). Participarão do estudo 30 indivíduos, 15 pares de gêmeos, de ambos os sexos com faixa etária de 4 anos a 12 anos e 11 meses. Para investigação da narrativa oral de história será utilizada a segunda versão do "Test of Narrative Language (TNL)", traduzido e adaptado para o português brasileiro. Para análise dos dados será realizada a comparação do desempenho nos escores narrativo (compreensão e produção) entre o par de gêmeos e também com o banco de dados de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial.

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