Busca avançada
Ano de início
Entree

Deleção de genes da via de N-glicosilação em Aspergillus nidulans

Processo: 19/12860-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:André Ricardo de Lima Damasio
Beneficiário:Ana Carolina Piva de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/22669-0 - N-glicosilação e secreção de enzimas em fungos filamentosos, AP.BIOEN.R
Assunto(s):Deleção de genes   Glicosilação   Produção de enzimas   Endo-1,4-beta-xilanases   Aspergillus nidulans
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspergillus nidulans | enzymes production | N-glycosylation | Post-translational modification | Engenharia de fungos filamentosos

Resumo

Existem muitos gargalos na produção de proteínas por fungos filamentosos, como o envelamento, o transporte por vesículas e a secreção, mas a N-glicosilação nos locais corretos é um evento fundamental para garantir um alto nível de secreção de proteínas alvo. Os nossos dados poderão auxiliar no desenho racional de sítios de N-glicosilao em genes recombinantes para expressão e produção heteróloga em fungos filamentosos. Aspergillus nidulans é um fungo filamentoso modelo com um excelente sistema de secreção de proteínas e com um status GRAS (geralmente considerado como seguro). Embora A. nidulans não seja a principal espécie industrial usada para a degradação da biomassa, possui um repertório especializado para degradação de biomassa vegetal em comparação com outros fungos filamentosos. Além disso, um grande número de genes é específico para A. nidulans, quando comparado com outras espécies de Aspergillus, e um estudo dessas enzimas poderia fornecer vantagens. Com base em dados preliminares, nosso objetivo será deletar genes envolvidos na montagem de N-glicano em A. nidulans e investigar se essas deleções podem modular a secreção de proteínas totais ou uma proteína alvo. A proteína-alvo escolhida para este projeto foi a beta-xilosidase (AN8401) previamente estabelecida como modelo de glicoproteína em nosso grupo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FIGUEIREDO, FERNANDA LOPES; DE OLIVEIRA, ANA CAROLINA PIVA; TERRASAN, CESAR RAFAEL FANCHINI; GONCALVES, THIAGO AUGUSTO; GERHARDT, JAQUELINE ALINE; TOMAZETTO, GEIZECLER; PERSINOTI, GABRIELA FELIX; RUBIO, MARCELO VENTURA; PENA, JENNIFER ANDREA TAMAYO; ARAUJO, MICHELLE FERNANDES; et al. Multi-omics analysis provides insights into lignocellulosic biomass degradation by Laetiporus sulphureus ATCC 52600. BIOTECHNOLOGY FOR BIOFUELS, v. 14, n. 1, . (19/21609-0, 15/50612-8, 17/22669-0, 20/05784-3, 19/12860-0, 15/50590-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.