Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos mecanísticos computacionais de funcionalizações de alcenos catalisadas por metais de transição: modelos não intuitivos de indução enantiosseletiva aplicados na formação de estereocentros contíguos e difuncionalizações

Processo: 19/02052-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ataualpa Albert Carmo Braga
Beneficiário:Ricardo Almir Angnes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/25770-6 - Novas fronteiras em reações de acoplamento cruzado mediadas por paládio: associando catálise enantiosseletiva, ativações C-H, novos materiais e reações em fluxo visando alta eficiência e sustentabilidade em processos sintéticos, AP.TEM
Assunto(s):Fisico-química orgânica   Teoria do funcional da densidade   Catálise homogênea   Compostos organometálicos

Resumo

Uma variedade de funcionalizações enantiosseletivas de alcenos catalisadas por complexos de paládio e oxazolina foi desenvolvida nos últimos anos. A imensa maioria dessas reações pode ter sua enantiosseletividade racionalizada por fatores estéricos repulsivos entre hidrogênios alílicos do substrato e o substituinte volumoso da oxazolina. Entretanto, a origem da enantiosseletividade, em muitos outros casos, não pôde ser racionalizada com esse modelo.Embora essas reações ainda sejam tratadas como exceções, o entendimento de seu modo de indução de enantiosseletividade pode levar a uma quebra de paradigma no desenvolvimento de novas funcionalizações de alcenos, com conseqüências, especialmente interessantes, na formação de centros contíguos e difuncionalizações de alcenos. O presente projeto tem por objetivo a investigação computacional e racionalização desses modos de indução de enantiosseletividade colaborando diretamente no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLO, ELLEN CHRISTINE; WANG, MARTI FERNANDEZ; ANGNES, RICARDO ALMIR; BRAGA, ATAUALPA A. C.; DUARTE CORREIA, CARLOS ROQUE. Enantioselective Heck Arylation of Acyclic Alkenol Aryl Ethers: Synthetic Applications and DFT Investigation of the Stereoselectivity. ADVANCED SYNTHESIS & CATALYSIS, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.