Busca avançada
Ano de início
Entree

Dormência e adaptação a hospedeiros de duas linhagens alopátricas de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae)

Processo: 18/20351-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Alberto Soares Corrêa
Beneficiário:Frederico Hickmann
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/11495-3 - Um enfoque demográfico e adaptativo visando a construção de estratégias sustentáveis de manejo de pragas agrícolas para o agroecossistema brasileiro, AP.JP
Assunto(s):Ecologia molecular   Euschistus heros   Epigênese genética   Análise de sequência de RNA

Resumo

O Percevejo-Marrom-da-Soja, Euschistus heros (F.) (Hemiptera: Pentatomidae), é uma praga chave da soja na América do Sul. Recentemente, nosso grupo reportou pela primeira vez a presença de duas linhagens alopátricas de E. heros no Brasil. Uma linhagem de ocorrência na região Norte/Nordeste e outra na região Sul e uma zona de hibridização no Cerrado, aparentemente sem barreiras reprodutivas entre as linhagens. Questões sobre o potencial adaptativo dessas linhagens e das populações híbridas são de grande importância para entendimento da dinâmica e dos surtos populacionais de E. heros. Com isso, os nossos objetivos com a presente proposta de doutorado são: identificar mecanismos genéticos e moleculares de dormência e adaptação a hospedeiros das diferentes linhagens de E. heros. Adicionalmente, pretendemos estudar o comportamento meiótico dos cromossomos e identificar marcadores epigenéticos associados ao comportamento de dormência nas duas linhagens alopátricas e da prole híbrida. Para alcançar nossos objetivos, as duas linhagens serão submetidas a dois bioensaios: (i) diferentes temperaturas e fotoperíodos; (ii) diferentes hospedeiros; onde avaliaremos os parâmetros de fertilidade, biológicos e comportamentais. Posteriormente, uma análise de transcriptoma (RNAseq) será realizada em insetos provenientes dos diferentes bioensaios e tratamentos para conhecer os mecanismos/genes associados a dormência e adaptação a hospedeiros. O comportamento meiótico será analisado via avaliação de tecidos oriundos das gônadas masculinas e os marcadores epigenéticos serão acessados via imunodetecção. Esperamos que em posse destas respostas possamos contribuir para o entendimento dos mecanismos associados a dormência e adaptação a hospedeiros de populações de E. heros, informações úteis para entender a dinâmica populacional e para implementação de estratégias e táticas de controle mais eficientes e sustentáveis de E. heros. A presente proposta tem os objetivos associados ao projeto jovem pesquisador da FAPESP em vigência (#2014-11495-3) a qual o coordenador é o orientador da presente proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HICKMANN, FREDERICO; SAVARIS, MARCOANDRE; CORREA, ALBERTO SOARES; SCHWERTNER, CRISTIANO FELDENS. Euschistus crenator (Fabricius) (Hemiptera: Pentatomidae): a New Invasive Species on Soybean Fields in Northern Brazil. Neotropical Entomology, v. 50, n. 3 JAN 2021. Citações Web of Science: 0.
HICKMANN, FREDERICO; MORAES, TAMARA; BIANCHI, FILIPE MICHELS; CORREA, ALBERTO SOARES; SCHWERTNER, CRISTIANO FELDENS. Integrating data to redescribe Euschistus taurulus Berg (Hemiptera: Pentatomidae). Zootaxa, v. 4688, n. 1, p. 119-134, OCT 21 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.